MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Reservas particulares são modelo de conservação em propriedades de MS


Pesquisa mostra ser possível aliar pecuária e natureza.
No estado há 46 locais com denominação de reservas particulares.

Do G1 MS com informações da TV Morena

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) têm papel fundamental na conservação das matas nativas, fauna e recursos hídricos. Um projeto tem viabilizado a recuperação por meio de plantio de mudas, avaliação topográfica e até contagem de carbono nas florestas em Mato Grosso do Sul, como mostrou reportagem do MS Rural deste domingo (4).
Uma pesquisa prova que é possível unir pecuária e natureza, lavoura e cerrado intocado. Hoje no estado existem 46 locais com a denominação RPPN, e seis estão no projeto. Duas em Bonito, uma em Jardim, duas em Miranda e uma em Corguinho. A coordenadora geral do projeto é a bióloga Mariza Silva, que acredita que dentro de dois ou três anos os proprietários já comecem a receber dinheiro pelas áreas preservadas.
As RPPNs também representam emprego para as pessoas do campo. O viveirista Willian de Arruda faz o trabalho de montar os saquinhos para o plantio. E gosta muito do que faz. Cerca de 20 mil mudas já foram transplantadas para o campo, em uma área que antes fazia a barragem da água da chuva que descia dos campos. Outras 20 mil serão replantadas com a chegada das chuvas até o final do ano. Com isso a reserva da biomassa vai crescer e fazer com que o dono da terra possa receber um dinheiro por preservar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário