MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RN é referência na produção do mais fino sal do mundo, a Flor de Sal


Mossoró produz, por ano, de 7 a 8 toneladas deste tipo de sal.
Muito usado por restaurantes, é mais refinado e caro que o sal comum.

Do G1 RN

É dentro dos tanques de água salgada das salinas que brota o mais fino tipo de sal produzido no mundo: a Flor de Sal. Ela também é conhecida por 'pó do mar' e 'nata das salinas'. No município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, uma salina foi a primeira empresa brasileira a produzir o raro e delicado cristal da primavera.
A comparação do produto com a gordura retirada do leite faz sentido: a Flor do Sal se forma na parte superior da água e, de fato, representa a melhor parte do sal.
 A França iniciou a comercialização da Flor de Sal no Brasil. Porém, com quatro anos de experiência, os brasileiros já obtêm um produto considerado muito superior. Somente em Mossoró, são produzidos de sete a oito toneladas de Flor de Sal anualmente.
Para o diretor industrial Guilherme Fernandes Vieira, isso ocorre porque a região salineira do RN possui as condições ideais para a cristalização do cloreto de sódio. “Uma terra argilosa que dificulta a infiltração da água, muito sol, muito vento e muita chuva”, detalhou Vieira.
A Flor de Sal é colhida após o meio-dia. Isso porque o sol, o clima seco e os ventos fortes do período da tarde fazem com que o cristal aflore e flutue sobre a água. Os colheitadores têm cerca de 10 minutos para retirar de cada tanque os grãos, para evitar que a Flor de Sal se cristalize e vá para o fundo dos reservatórios.
Da salina, o material coletado é levado diretamente ao envazamento, o que faz com que a Flor de Sal seja mais úmida que o sal comum. De forma manual, as impurezas são retiradas e o produto colocados nas embalagens que vão para o mercado, custando R$ 20 cada 150 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário