MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Safra de mel é a pior dos últimos 20 anos na Região da Campanha do RS


Mudanças no clima do estado afetaram o desenvolvimento das colmeias.
Em alguns casos, apicultores não vão colher nada do produto.

Do G1 RS

Apicultores da Região da Campanha do Rio Grande do Sul estão preocupados. Cerca de 2 mil toneladas de mel deverão deixar de ser produzidas nesta safra que está sendo considerada a pior dos últimos 20 anos. As mudanças no clima afetaram o desenvolvimento das colmeias e a produção de mel, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV (veja o vídeo).
Nesta época do ano, em uma safra normal, deveriam ser retirados cerca de 40 quilos de mel. No entanto, este ano, a previsão dos apicultores é que nada seja colhido.
“Nós estamos enfrentando uma dificuldade muito grande durante todo o ano de 2012. Tivemos um problema com o verão muito quente. Já há quebra na safra do outono. E agora com as variações climáticas, excesso de frio, geadas fora de época, além de não produzir mel, as perdas estão deixando os apicultores apavorados”, disse Arley Jardim, presidente da Associação Bageense de Apicultores.
O apicultor Fernando Nunes está na atividade há 20 anos e considera esta a pior safra. Ele tem 600 colmeias das quais costumava tirar em média 24 mil quilos de mel. Agora calcula um prejuízo estimado em R$ 96 mil.
“Não vamos tirar nada. Temos custo para manter as caixas no campo. Tudo é custo com manutenção das colmeias. E não vamos ter nada para aplicar de novo”, disse o apicultor Fernando Nunes.
O mel também serve de alimento para as abelhas. Sem comida, elas estão morrendo de fome. Para garantir a sobrevivência do enxame para a próxima safra, os produtores terão que alimentar os insetos.
"Se quiser colher na safra de outono, vamos ter que alimentar as colmeias para evitar que percam mais e para manter a população necessária para a produção de mel para a próxima safra. A safra da primavera está totalmente comprometida já", lamenta o presidente da Associação de Apicultores de Bagé, Arley Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário