MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Safra do trigo no Paraná e no Rio Grande do Sul será menor em 2012


Última previsão fala em 2,1 milhões de toneladas no PR, 14% a menos.
Produtor paranaense reduziu o plantio, mas teve mais sorte com o clima.

Do Globo Rural
Até o início da semana, o produtor Renato Greidanus ainda não havia começado a colher o trigo de sua propriedade, no município de Carambeí, centro-sul do Paraná. O agricultor plantou 250 hectares e espere que a produção chegue a 600 toneladas.
O Paraná já colheu perto de 80% das lavouras de trigo. No volume total, a produção é menor porque os agricultores estavam desestimulados e reduziram o plantio.
A última previsão fala em 2,1 milhões de toneladas, 14% a menos que a safra de 2011.
O produtor paranaense reduziu o plantio do trigo, mas teve mais sorte com o clima este ano. O excesso de chuva prejudicou o serviço apenas agora na reta final. A maior parte da colheita foi realizada com tempo bom. Além do clima mais favorável, o produtor também está sendo beneficiado pela alta dos preços. A saca atingiu os R$ 34 nesta semana, 40% acima da cotação do ano passado.
O produtor Gaspar de Geus já mandou para a cooperativa todo o trigo que colheu nos 650 hectares de sua lavoura e é otimista em relação ao futuro do cereal na região. "Ano que vem é permanecer plantando a mesma área de trigo, acreditar na cultura do trigo, que é uma alternativa muito viável para a nossa região, e torcer para que o mercado continue com bons preços", diz.
No Rio Grande do Sul, onde a colheita do trigo é mais tarde, a safra também deverá ser menor este ano. No estado, o problema foi o excesso de chuva em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário