MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Saiba como valorizar seu imóvel usado para a venda


Claudia Lessa A TARDE

  • Eduardo Martins | Ag. A TARDE
    Ambiente aconchegante, pintura nova, limpeza e organização ajudam a valorizar
Recém-chegada no Brasil, a  home staging vem se tornando um braço direito para potencializar a venda de imóveis.  Trata-se de um conceito de marketing americano e a técnica consiste em preparar esteticamente apartamentos ou casas, ocupados ou não, para  comercialização.
No País,  não há dados oficiais sobre o aumento de vendas por conta da repaginada feita pelas empresas de home staging. Já nos EUA, especialistas apontam um crescimento em 78% na comercialização dos imóveis quando há interferência desse tipo de empresa.
Em Salvador, esse serviço - que, literalmente, significa "encenação da casa" -   ainda não é muito difundido. Pela internet, encontra-se a FM Home Staging, empresa que presta consultoria a clientes que desejam vender  seu imóvel, "de uma maneira rápida e com melhores ganhos", como anunciam.
Mas, na falta de um serviço profissional, o próprio morador deve se inteirar das  intervenções que melhor valorizam o imóvel, deixando-o atraente, de modo a despertar no cliente o desejo pela compra.    Nos apartamentos vazios, o home stager -  que, geralmente, trabalha em parceria com as corretoras de imóveis -  orientam que devem ser colocados acessórios e móveis para dar vida ao local.
Nos imóveis ocupados, todos os pequenos estragos que podem fazer baixar o preço da venda devem ser reparados. Além disso, é aconselhável repaginar a decoração para valorizar o apartamento  e atenuar os inconvenientes.
Pequenos reparos - O primeiro passo, segundo os especialistas,  é fazer pequenos reparos, como a troca de azulejos quebrados,  conserto de vazamentos, rachaduras e furos nas paredes ou forros. Além disso, eliminar mofo, umidade e entupimentos.
"Limpeza e organização, também, aumentam as possibilidades de sucesso nas negociações. O morador deve, ainda, deixar o ambiente perfumado, eliminando cheiros desagradáveis, como de animais domésticos e fritura", afirma o corretor de imóvel, Marcelo Santos. Da mesma forma, ajuda a valorizar o imóvel reformas estruturais para modernizar a parte elétrica e hidráulica.
O designer de interiores Renato Lugli afirma que a "maquiagem básica" no imóvel, deixando-o com aparência de novo, é tão fundamental quanto a providência em relação ao bom funcionamento das suas instalações. "A pintura  faz a diferença. O ideal é dar uma mão de tinta em tons neutros, como bege, gelo ou branco, que dão impressão de limpeza e de que os ambientes são mais amplos", afirma Lugli.
Um apartamento à venda não deve ter traços de personalidade de quem mora ali, a exemplo de fotos de família, porque  o futuro morador  pode não se ver ali. "Psicologicamente, um imóvel muito personalizado pode interferir na concretização da compra", considera o corretor  Marcelo Santos.
O vice-presidente  (Sindicato da Habitação, sessão Bahia, Roque Lopes, compartilha a opinião de que o imóvel deve estar bem apresentado e  seus equipamentos em pleno funcionamento. "Mas é necessário, também, que todo o prédio esteja bem conservado para facilitar a venda do imóvel",  diz.
Para agilizar a venda de um imóvel, o morador  pode optar por fazer uma reforma maior. O arquiteto Paulo Henrique Souza explica que muita gente faz obras no apartamento, antes de vendê-lo, para otimizar os espaços e, assim, valorizá-lo.
"Com ou sem reforma, o imóvel deve ser apresentado com uma decoração mais básica,  limpa e contemporânea, com uma base neutra nas paredes e pisos", ressalta o arquiteto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário