MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Salão de antigos se profissionaliza, cresce e já prevê desafios para 2013


SIVA reúne 280 clássicos, expostos no Anhembi até o próximo domingo.
Evento quer novo conceito para o próximo ano e projeção internacional.

Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo

A 2ª edição do Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA) se parece com o evento inaugural de 2011 apenas por alguns carros repetidos, o mesmo carpete cinza em cada “estande” e a área do evento, que não aumentou. Neste ano, o Salão cresceu de 250 para 280 exemplares (entre modelos de exibição e destinados ao leilão), se profissionalizou com o envolvimento da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e diversificou os tipos de automóveis apresentados. “Alcançamos nosso objetivo de viabilizar o evento e já confirmamos que continuaremos em 2013, com novidades”, explica Hercules Ricco, diretor do SIVA.
A principal mudança na 2ª edição do evento foi no critério e no processo de escolha dos carros exibidos. A FBVA pede aos mais de 100 clubes afiliados que indiquem, cada um, dois carros que representem as associações. O clube do Ford Mustang, por exemplo, sugere dois carros que simbolizem a essência do muscle-car americano, que sejam os mais completos em termos de conservação e originalidade. A partir daí, uma comissão vai escolhendo os automóveis e “equalizando” os clássicos por década, marca, tipo e região. Antes, cada colecionador escolhia o que levar ao evento.
“Queríamos evitar carros iguais. Nosso objetivo era garantir a diversidade de conceitos, mostrar bons representantes da escola europeia, equilibrando com os modelos norte-americanos e nacionais. Não nos interessava ter 20 Camaros, 30 Fuscas, duas Ferraris e uma Lamborghini. A ideia é distribuir o Salão de maneira heterogênea, e mostrar ao público que os clássicos não se resumem a determinadas décadas, marcas ou regiões”, reflete Henrique Thielmann, presidente da FBVA. A idade mínima para cada carro, explica Thielmann, era de 30 anos. “Os únicos carros expostos produzidos além de 1982 foram um Fusca Itamar 86, um Opala 92 e um Lotus Emme 422T, que decidimos abrir exceção pelo momento histórico em que foram lançados”, conta.
“Sua majestade, o colecionador”
Essa é a frase propagada pelo curador do SIVA 2012, Júlio Penteado. “Fazemos o evento com o colecionador e para o público, esperando que ele se torne também um colecionador no futuro”, completa.
E para facilitar o entendimento do público em relação aos carros expostos, nesta 2ª edição eles foram agrupados conforme o país de origem. Na ala dos americanos, destaque para o Ford Mustang Mach I – que marca uma interrupção na linha, que deixaria de ser um muscle-car para ser um Mustang mais compacto –, os três Mustangs fastback, considerados raros, e o Pontiac Trans Am, cujo dono o adquiriu 0 km.
Já no espaço reservados aos esportivos europeus, a Lamborghini Espada tem um dos desenhos mais exóticos – do tipo “ame ou odeie” – do evento. Ao seu lado, um raríssimo Iso Griffo 77 e um Mercedes-Benz 300S Coupé 1954.
Os visitantes também poderão entender melhor alguns projetos genuinamente brasileiros, como os Volkswagen SP2 e Karmann Ghia TC, além do Puma GT, do Brasinca Uirapuru e do Malzoni GT. Nessa edição, eles foram destacados dos carros nacionais, que mantiveram seu espaço com modelos como Opala, Fusca, Corcel, Simca Chambord, entre outros.
2013
O SIVA não coincide com o GP do Brasil de Fórmula 1 à toa. A ideia, segundo Thielmann, não é só atrair o público que vai ver a corrida para o Salão: “queremos difundir o antigomobilismo brasileiro. E a estratégia será, cada vez mais, trazer a caravana que trabalha na F-1, como dirigentes de equipes, comissários, ex-pilotos, para o SIVA. Quero que o mundo saiba que o antigomobilismo nacional é forte e tem carros raros e de qualidade”.
O presidente da FBVA é categórico ao projetar o grande desafio para o SIVA 2013: “teremos que pensar num novo conceito, mantendo a essência, mas com uma nova forma de leitura do Salão. E aí a renovação dos carros expostos será uma consequência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário