MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sem acordo sobre demissões, jornalistas do 'El País' fazem greve


Paralisação pode afetar edição desta quarta e notícias no portal, diz jornal.
No blog do comitê dos trabalhadores, há fotos de redações vazias pelo país.

Do G1, em São Paulo

Os funcionários do jornal espanhol "El País" entraram em greve nesta terça-feira (6), segundo informou o blog do Comitê Intercentros em nome dos trabalhadores do "El País". A paralisação ocorre porque a direção do jornal e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre as demissões e as condições de aposentadoria antecipada propostas pela empresa.
Foto de redação vazia é publicada no blog do Comitê dos jornalistas do jornal "El País". (Foto: Reprodução/blog Comitê El País)Foto de redação vazia é publicada no blog do Comitê dos jornalistas do jornal "El País". (Foto: Reprodução/blog Comitê El País)
Os trabalhadores postaram fotos de redações vazias no blog, que apontam ser de Madri, Bilbao e Sevilha, e disseram que 95% da equipe aderiu à paralisação. Segundo o blog, havia apenas oito profissionais na redação de Madri na tarde desta terça. A página também tem fotos de atos feitos pelos jornalistas em várias cidades da Espanha como Bilbao e Barcelona.
O jornal diz que a edição desta quarta-feira pode não ser publicada por conta da greve, segundo texto no site do "El País". "Em função da greve, a edição de amanhã poderá não chegar ao destino com os leitores ou chegar com menos páginas e sem algumas das seções. A edição digital também pode ser afetada", diz.
O jornal ofereceu reduzir as demissões de 149 para 139, aposentadorias adiantadas para funcionários a partir de 58 anos (com o trabalhador recebendo uma renda mensal, além de subsídios de desemprego, chegando a 55% da remuneração no momento da rescisão do contrato), PDV compensados ​​com 30 dias de salário para no máximo 12 meses, e suspensão de contrato de 15 meses (com subsídio de desemprego) e que depois seriam reintegrados se os resultados superassem o deste ano.

Os trabalhadores dizem ter pedido que as aposentadorias antecipadas sejem voluntárias para quem tem a partir de 55 anos e mantenha 85% da remuneração, PDV compensados com 39 días de salário por até 42 meses e suspensão de contratos de modo a alcançar 80% do salário junto com o seguro desemprego.
O comitê pediu que a empresa apresente uma oferta "credível" em relação ao número de afetados e às condições econômicas. "O Comitê entende que não estamos em tempos de pechincha e que é imprescindível formular uma proposta que respeite o enorme esforço da equipe, que é a que gerou os nada desdenháveis benefícios das últimas décadas", diz texto do blog.
A equipe convocou para um ato nesta quarta, às 11h, em frente à Associação de Imprensa de Madri, e outro às 18h, na Porta do Sol, onde farão um minuto de silêncio, às 18h30.
O "El País" diz no texto que a greve ocorre "em contexto de crise generalizada nos meios de comunicação dos países desenvolvidos". Segundo o jornal, a queda na circulação na Espanha, nos últimos cinco anos, foi de 18% e, desde 2008, 8 mil jornalistas perderam seus empregos.
O periódico diz ter registrado perdas pela primeira vez na sua história, com queda de receitas de publicidade e circulação em queda. O "El País" diz ter perdido mais de 200 milhões de euros em receita, em comparação a 2007, mantendo a equipe estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário