MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sem alicate nem lixa, salão oferece tratamento com peixe-pedicure no RS


Animais, que não possuem dentes, retiram as células mortas dos pés.
Em Porto Alegre, estabelecimento importou a técnica da Turquia.

Do G1 RS
Cliente faz tratamento no Spa dos Pés em Porto Alegre (Foto: Paula Menezes/G1)Cliente faz tratamento no Spa dos Pés em Porto
Alegre (Foto: Paula Menezes/G1)
Que tal ir ao salão de beleza para enfeitar os pés sem o auxílio de alicates, tesouras e lixas? Em Porto Alegre, isso já é possível. Vindos direto da Turquia e abrigados em aquários especiais, os peixes Garra Rufa ajudam no tratamento da pele e têm despertado a curiosidade de clientes que frequentam o estabelecimento em um shopping da capital do Rio Grande do Sul.
Também conhecidos como peixes-pedicure, os animais fazem uma pequena sucção nos pés dos clientes, retirando as células mortas. “É indolor. No início, causa um formigamento, mas logo passa e aí vem o relaxamento”, explicou Vana Tórgo, responsável pela técnica no Hugo Beauty.
O G1 acompanhou nesta semana a primeira experiência de uma cliente com o tratamento. Sem hesitar, a empresária Taís Hens sentou no banco em frente ao aquário e colocou os pés na água. Os peixes se aproximam imediatamente. Depois dos 15 minutos de relaxamento, ela afirmou estar surpreendida. “É bem suave. E fica macio mesmo”, garantiu.
O salão de beleza possui dois aquários com cerca de 100 peixes cada. Antes do tratamento, os pés são higienizados com água e álcool. O cuidado com o esmalte também é necessário. As unhas devem ser pintadas 48 horas antes do processo. Outra opção é fazer a esfoliação com os peixes e depois escolher a cor para a pintura. Os animais são alimentados duas vezes por dia, com ração própria. Segundo Vana, 10 litros de água, em média, são trocados diariamente. A temperatura também é agradável aos clientes – é mantida entre 28 e 29 graus.
Pés são higienizados antes do tratamento com os peixes Garra Rufa (Foto: Paula Menezes/G1)Pés são higienizados antes do tratamento com os peixes Garra Rufa (Foto: Paula Menezes/G1)
A administradora do estabelecimento, Gabriela Niederauer, pensava em importar a técnica há mais de um ano. A ideia veio depois de uma viagem da filha para a Turquia. “Ela notou que os pés ficaram muito mais macios. Quando me contou, na hora eu pensei em trazer”. Os Garra Rufa, que medem até 10 cm e vivem cerca de seis anos, se reproduzem com facilidade em lagos do Oriente Médio. A exploração comercial do animal é protegida por lei no país turco. No exterior, ele é bastante utilizado para o tratamento da psoríase (doença inflamatória da pele). Para essa finalidade, o cliente entra com todo o corpo em uma piscina.
Peixes retiram a pele morta dos pés (Foto: Paula Menezes/G1)Peixes retiram a pele morta dos pés
(Foto: Paula Menezes/G1)
Em Porto Alegre, o processo de limpeza dura de 15 a 30 minutos e os valores vão de R$ 25 a R$ 45. Por ser novidade, a técnica ainda encontra resistência de alguns clientes. A procura dos homens pelo tratamento, no entanto, surpreendeu. “Como a maioria deles tem calos e pele mais grossa, o tratamento funciona muito bem”, relata Gabriela.
A partir da próxima semana, o estabelecimento vai inaugurar o Spa dos Pés, com mais dois aquários, em outra sede em Porto Alegre. Já famosa em diversos países, a aposta é que a técnica encante também aos brasileiros. "Dá uma sensação de cócegas inicial, uma sensação curiosa, de deixar o peixe pegar o pé. Depois a gente sente um relaxamento. A gente se desliga de tudo", elogia a relações públicas Luciana Brambilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário