MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Sem verba da Prefeitura, entidade suspende atendimento em Teresina


Casa de Zabelê acusa Prefeitura de atraso no repasse de verbas.
Administração municipal afirma que entidade não está prestando contas.

Viviana Braga Do G1 PI

Entidade já paralisou atividades por seis vezes e vive sua pior crise (Foto: Viviana Braga/G1)Entidade já paralisou atividades por seis vezes e vive sua pior crise (Foto: Viviana Braga/G1)
A Casa de Zabelê suspendeu o atendimento a menores em situação de risco por falta do repasse de verbas da Prefeitura de Teresina, diz a entidade. Nesta sexta-feira (23), a instituição, com capacidade para atender 110 jovens, contava apenas com 40 meninas da oficina de moda.
Em 16 anos de história nunca vi a Casa de Zabelê passar por uma crise como essa"
Carla Simone, coordenadora
A Casa de Zabelê diz que o projeto enfrenta dificuldades pela falta de repasse de verbas. A Prefeitura afirma que a instituição não presta contas desde o mês de agosto.
Fundada em 1996, a Casa de Zabelê atende meninas em situação de risco por meio de educação profissional e apoio pedagógico e psicológico especializado. Carla Simone Miranda, coordenadora da Casa, afirma que este é o momento mais complicado da história da instituição.
"Em 16 anos de história nunca vi a Casa de Zabelê passar por uma crise como essa. Somente este ano, já paralisamos as atividades seis vezes", conta.Segundo ela, a verba não é repassada desde setembro, quando a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) deixou de depositar R$ 149,2 mil, referente aos meses de setembro e outubro.
Casa de Zabelê oferece oficina profissionalizante de serigrafia (Foto: Viviana Braga/G1)Casa de Zabelê oferece oficina profissionalizante de serigrafia (Foto: Viviana Braga/G1)
A coordenadora conta que, para manter o projeto, tem sido necessária a retirada de dinheiro do caixa das lojas, que vendem os produtos produzidos pela oficina de moda. "O caixa das lojas seria para comprar novos materiais, mas, sem tirar dinheiro daqui, não tenho como manter nem os 40 alunos da oficina de moda. Então fico entre a cruz e a espada, porque quando o material estocado acabar, não terei como repor", friza.
Esclarecimentos
Ao G1 Piauí, a assessoria de comunicação da Semtcas, responsável pelo repasse dos recursos, alegou que a Casa de Zabelê não está em dias com a prestação de contas, e que o dinheiro referente aos meses de setembro e outubro somente será repassado mediante regularização das contas do mês de agosto.
Procurado pela equipe de reportagem, o Ministério Público do Piauí (MP-PI), informou que instaurou um Procedimento Preliminar Investigatório, para apurar se há improbidade administrativa que prove ausência de repasse de verbas à Casa de Zabelê.
Ainda de acordo com o MP, após a reunião do dia 14, a Semtcas encaminhou um ofício informando que todos os procedimentos cabíveis foram realizados e que os pagamentos referentes aos recursos destinados à Casa de Zabelê somente serão efetuados mediante liberação da Secretaria Municipal de Finanças, onde se encontram os processos de pagamentos.
Segundo o Ministério Público, na próxima semana uma nova reunião entre as partes deve acontecer para que sejam adotadas providências necessárias para a solução do caso. Até a publicação desta reportagem, a Casa de Zabelê permanecia sem o repasse dos recursos. "É triste ser obrigada a vir trabalhar em um lugar vazio. Ver nosso trabalho interrompido e saber que isso representa um risco às nossas meninas. É desestruturante", finaliza Carla Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário