MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SERÁ QUE TODOS SÃO REALMENTE INDIOS LEGITIMOS?

Índios ocupam Assembleia em MS e reivindicam demarcação de terras

50 índios da etnia terena estiveram no plenário da Assembleia Legislativa.
Grupo também negou que estivesse se armando para novas ocupações.

Do G1 MS
Representante indígena falou no plenário e pdeiu aceleração dos processo de demarcação de terras (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)Representante indígena falou no plenário da
Assembleia (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)
Índios da etnia terena ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante a sessão realizada na manhã desta quarta-feira (21), para pedir a aceleração do processo de demarcação da Terra Indígena Buriti, localizada entre os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.
“Somos 5 mil índios confinados em uma área de 2,9 mil hectares. Queremos a demarcação das terras”, afirmou o representante dos índios Alberto França, de 46 anos, durante o seu discurso.
Cerca de 50 índios, de nove aldeias da região, estiveram presentes na sessão. Eles ocupam parte de duas propriedades rurais e reivindicam cerca de 17 mil hectares.
Um grupo de 50 índios partcipou da sessão na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (21) (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)Um grupo de 50 índios participou da sessão na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (21), em Campo Grande (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)
Na ocasião, o representante negou as acusações feitas por outros dois índios, que ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa na última semana e afirmaram que os índios da etnia terena estavam adquirindo armas de fogo e preparando planos para a ocupação de novas fazendas.
“Eles não representam as nossas comunidades e nem o nosso povo. Eles disseram coisas que são mentiras com o objetivo de prejudicar a nossa luta sagrada pela mãe terra”, afirmou França.

Terra Indígena
A Terra Indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área, localizada entre Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, foi delimitada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e abrange 17.200 hectares.
Durante nove anos, as comunidades indígenas aguardaram a expedição da portaria declaratória. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspenderam o curso do procedimento demarcatório.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em julgamento colegiado realizado em 2006 e com base nas perícias judiciais, deu provimento aos recursos do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) para, reformando a sentença proferida em 1ª instância, declarar a terra como de ocupação tradicional indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário