MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Servidores protestam contra fechamento de 16 creches em MT


Atual gestão de Várzea Grande prevê demissão de mil servidores.
Suspensão das atividades em creche seria medida para cortar gastos.

Do G1 MT

Professores protestam contra demissão em massa na cidade (Foto: Assessoria/Sintep)Professores protestam contra demissão em massa na cidade (Foto: Assessoria/Sintep)
Professores, diretores e coordenadores de creches da rede pública de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, promoveram nesta terça-feira (13) um protesto em frente à prefeitura da cidade contra uma possível demissão de mais de mil profissionais da Educação.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), em Várzea Grande, para equilibrar a folha de pagamento, o prefeito em exercício por dois meses, Maninho de Barros, pretende além da demissão em massa, interromper o funcionamento de 16 creches e paralisar as atividades do programa ‘Mais Educação’. Ainda segundo o Sintep, todas as creches da cidade serão fechadas até o dia 30 deste mês
“Crianças poderão ficar sem o atendimento na creche. O ano letivo no ensino fundamental poderá ter seu término antecipado quando o mesmo tardiamente teve inicio no mês de março. O mínimo de 200 dias letivos como prevê a Constituição pode não ser cumprido”, afirmou. Ainda de acordo com o presidente do Sintep, os salários dos profissionais estão atrasados há mais de um mês. Na tarde desta terça-feira, os profissionais vão protocolar uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra as medidas.
Para a diretora da Escola Municipal Marilce Benedita de Arruda, Rita Mara Cortez, os professores contratados terão que exercer suas funções até o final do ano letivo. “Eles deverão concluir o ano letivo para que os alunos não sejam prejudicados. Deste modo, somente vamos obedecer às ordens, com relação às demissões que forem publicadas através de portarias”, relatou a diretora.
A diretora da Creche Municipal Senador Jonas Pinheiro, Luiza Barbosa informou ao G1 que a decisão de fechar as creches partiu de uma reunião com o secretário de Educação, Odenil Sebba. “Eles vão prejudicar as crianças com esta decisão. Os país delas tinham um planejamento até o dia 21 de dezembro, mas resolveram cortar os recursos das creches para garantir o pagamento do décimo de outras pastas”, revelou a diretora.
Ainda segundo Barboza, na creche dirigida por ela, a refeição das 160 crianças já está sendo prejudicada. “Nós tivemos que fazer cota com os pais para garantir a merenda dos três últimos dias. Porém, para os outros dias da semana, não sei como vamos fazer, tá faltando arroz e não temos nenhum tipo de carne”, relatou.
Outro ladoDe acordo com o secretário de Governo, Éder Moraes, que responde pelas medidas de cortes no orçamento da prefeitura, a gestão atual está tentando equilibrar a receita do município. Para isso, informou, terá que demitir mais de 40% dos servidores de todas as secretarias, inclusive, na de educação. “Essa é uma medida antipopular, mas que é necessária para garantir que os próximos salários possam ser pagos sem um impacto maior no orçamento”, relatou o secretário.

Porém, Moraes ressaltou ainda que as creches não sofrerão qualquer perda de recursos e os funcionários que seriam demitidos, serão readmitidos. Segundo o gestor, as 16 unidades vão continuar funcionado até o final do ano letivo, no dia 21 de dezembro, como estava previsto anteriormente.
Sobre a forma com estão sendo tomadas as medidas de corte na folha de pagamento, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Várzea Grande informou que tudo está sendo feito conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além disso, o órgão ainda revelou que os cortes só atingirão os funcionários temporários, aqueles que, segundo a pasta, não atendem às necessidades básicas das instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário