MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Temporada de cruzeiros movimenta Caprichoso e Garantido, no Amazonas


Parintins é a primeira parada dos transatlânticos estrangeiros no AM.
Bois Caprichoso e Garantido comemoram chegada de turistas.

Camila Henriques Do G1 AM

Segundo a presidente da Amazonastur, os primeiros visitantes chegam ao Estado nesta quinta-feira (18) (Foto: Divulgação/Agecom)Cruzeiros movimentam economia do Estado com injeção de mais de R$ 9 milhões (Foto: Divulgação/Agecom)
A temporada de cruzeiros movimenta o comércio e o setor turístico de Parintins, distante 368 km de Manaus.. Desde guias até os tricicleiros, que fazem o transporte no município, se beneficiam com a chegada dos turistas estrangeiros à Ilha Tupinambarana, faturando um dinheiro extra para o período natalino, segundo informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Porém, são os bumbás Caprichoso e Garantido os que mais aproveitam a presença de estrangeiros na cidade do interior do Amazonas.
Boi Caprichoso brilhou na arena do Bumbódromo, em Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Boi Caprichoso foi o campeão do Festival
Floclórico de Parintins 2012 (Foto: Frank
Cunha/G1 AM)
Para a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, a presença dos turistas em uma época onde as apresentações do Festival Foclórico de Parintins - que acontece todo mês de junho - ainda estão sendo esboçadas é um ponto positivo para o evento. "Os turistas têm a chance de conhecer o boi, mas não dá para mostrar nem um terço do que é. Então, a pessoa acaba ficando curiosa para voltar no meio do ano e ver a festa. Fora que move economicamente o município e gera mais empregos", afirma.
Baranda destaca também que essa divulgação fora de época do Festival só tem crescido nos últimos anos. "Vemos mais estrangeiros que brasileiros nesses navios. Isso acrescenta não só para a festa, mas como para o próprio Estado e para o país. É muito interessante quando você está fora do Amazonas e diz que é daqui. As pessoas associam logo ao Festival", acrescenta.
O diretor administrativo do Garantido, Osório Melo, faz coro com a presidente do azul e branco e ainda ressalta a importância das apresentações que os bois fazem para os turistas. "Nós, do Garantido, temos um pacote fechado com 20 shows, com direito a participação do nosso grupo de dança formado por 70 pessoas. Serão sete shows esse ano e treze no ano que vem, até o dia 1º de abril", conta.
Garantido noite 2 (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Garantido se apresenta em Parintins, no Festival
desse ano (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
As apresentações, com uma hora e meia de duração, chegam a atrair até 600 turistas, informa Melo. "As empresas fazem um convênio conosco e os shows já vem no pacote turístico. Temos todo o aparato do Festival Folclórico", ressalta.
Segundo a Amazonastur, o mercado de cruzeiros chega a injetar R$ 9,4 milhões na economia do Estado e a maioria dos turistas são oriundos da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. O período da chegada destes turistas vai de novembro a abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário