MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Turistas terão acesso aos "coffeeshops" de Amsterdã


Agência Efe

O prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, disse que os turistas estrangeiros que visitam a capital holandesa poderão também ter acesso aos 220 "coffeeshops" ou estabelecimentos nos quais se vende maconha, informou o jornal holandês Volkskrant.
Van der Laan assinala que a nova Câmara de Amsterdã, integrada por trabalhistas e liberais, chegou a esse acordo que permitirá que muitos  estabelecimentos continuem abertos.
As autoridades holandesas preveem a entrada em vigor em 2013 de uma lei em todo o país que limitará o acesso a esses estabelecimentos aos moradores nos municípios, uma medida tomada para lutar contra o chamado "turismo da droga" que chega ao país.
A lei obriga os "coffeeshops" a se transformar em clubes privados com um máximo de 2 mil sócios, que deverão demonstrar que são moradores legais na Holanda.
Amsterdã, uma cidade na qual fica um terço de todos os estabelecimentos similares do país, recebe anualmente cerca de sete milhões de turistas, dos quais se estima que aproximadamente meio milhão frequenta esses "coffeeshops".
Critério
Van der Laan disse ao jornal que, segundo o acordo de Governo ao qual chegaram, o critério de residência para adquirir essa droga nos estabelecimentos se manterá "tecnicamente", mas "sua aplicação será realizada em acordo com os municípios afetados".
O prefeito se referiu também a que se "os turistas forem proibidos de ter o acesso aos establecimentos poderiam aumentar os roubos e as brigas, e não haveria controle sobre a qualidade dessas drogas".
No dia primeiro de maio passado entrou em vigor uma lei em três províncias do sul da Holanda (Brabante, Limburgo e Zeelândia) que limita a venda de maconha nos "coffeeshops" do sul do país aos residentes.
Essa lei será aplicada no resto do país a partir do começo de 2013 e se considera como uma medida para lutar contra o consumo da maconha pelos estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário