MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Violência por 'impulso' é causa de 23% das mortes no DF, diz polícia


Ministério Público lança campanha nacional para reduzir casos de violência.
Lutadores de MMA e judocas medalhistas olímpicos divulgam iniciativa.

Do G1 DF, com informações do DFTV

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta quinta-feira (8), em Brasília, a campanha "Conte até 10. A Raiva Passa. A Vida Fica". A proposta da campanha é conscientizar os brasileiros para o fato de que, quando se age por impulso, a violência pode levar à morte.
De acordo com dados da Polícia Civil , 23% dos crimes registrados no DF, entre janeiro e junho de 2012, foram cometidos por impulso ou motivo fútil. No Brasil, de cada quatro assassinatos, um foi cometido por motivo fútil. O agressor reage sem pensar, por descontrole emocional.
Foi o que aconteceu em setembro, em uma discussão em Ceilândia, no DF,  por causa de som alto. A confusão terminou com três mortos. Além do DF, 15 estados tiveram suas estatísticas analisadas. Segundo o levantamento,  os homicídios por impulso representam entre 25% e 80% das ocorrências registradas no país.
Os lutadores de MMA Júnior Cigano e Anderson Silva gravaram filmes para a campanha, que também conta com participação dos medalhistas olímpicos do judô Sarah Oliveira e Leandro Guilheiro. "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e "Sua vida vale mais que qualquer briga" são alguns dos slogans da campanha.
De acordo com o Conselho Nacional do MP, o número de homicídios em alguns estados do Brasil mostra que as pessoas têm matado por impulso. Os crimes ocorrem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da raiva em situações como brigas em bares, nas escolas, no trânsito, em casa ou entre vizinhos.
O Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acredita que a população vai se envolver na campanha em defesa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário