MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Zoológico de Gramado comemora reprodução inédita de pinguins


Casal de pinguins-de-magalhães choca ovos no pinguinário do parque.
Segundo equipe veterinária, fato é inédito em zoológicos do Brasil.

Do G1 RS

Pinguins Gramadozoo (Foto: Halder Ramos/Divulgação)Casal de pinguins se reveza para cuidar dos ovos e do ninho (Foto: Halder Ramos/Divulgação)
O Zoológico de Gramado comemora a reprodução em cativeiro de um casal de pinguins-de-magalhães. Os dois ovos foram achados nesta segunda-feira (19) pela equipe veterinária no ninho montado sob as pedras do pinguinário do estabelecimento.
Segundo a equipe, a reprodução de pinguins em zoológico é inédita no Brasil. Antes, havia sido registrada apenas em aquários do estado de São Paulo. "Em cativeiro, tivemos apenas três no Brasil. Já em zoológicos é a primeira vez que ocorre”, garante a técnica em veterinária Christina Capalbo.
Em sistema de rodízio, o casal de pinguins cuida ininterruptamente do ninho. Enquanto um choca os ovos, o outro fica de sentinela. Assim, eles devem permanecer pelos próximos 38 a 42 dias, o tempo médio de duração do período de choca.
Segundo a técnica veterinária, pinguins são animais extremamente fieis – o casal costuma permancer junto pelo resto da vida. “Quando a fêmea ficou doente em 2011, o macho regurgitava a comida para dar para ela. O normal é o bando expulsar do grupo em caso de doença, mas ele cuidou dela”, recorda Christina.
Vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina, os pinguins foram trazidos para Gramado um junho de 2009. As aves foram mantidas em cativeiro porque não teriam condições de sobreviver em habitar natural: o pai é cego de um olho e a fêmea apresentou problemas respiratórios. Atualmente, oito animais da espécie vivem no parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário