MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de dezembro de 2012

Advogada traz enfeites de Natal dos EUA para decorar casa em SP


Família decora casa na Zona Norte com motivos natalinos há 10 anos.
Na Zona Leste, artista plástica faz enfeites com material reaproveitado.

Letícia Macedo Do G1 São Paulo

Fachada de casa na Zona Norte fica completamente decorada (Foto: Paulo Piza/ G1)Fachada de casa na Zona Norte fica completamente decorada (Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)
Com um pouco de atraso, a casa da família Rocha na Avenida Gustavo Adolfo, no Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo, ficou pronta para o Natal nesta quarta-feira (11). Por causa de uma viagem aos Estados Unidos, a advogada Rose Rocha, de 53 anos, que há 10 anos decora a casa dos pais, pensou em deixar a tradição de lado, mas foi impedida pelos familiares. Desta vez, ela incluiu até brinquedos que trouxe do estrangeiro para dar ainda mais movimento à decoração.
Apesar de aproveitar enfeites dos anos anteriores, ela estima gastar, no mínimo, R$ 10 mil neste ano em pisca-piscas, holofotes e nos vários enfeites. Para custear a decoração, ela arrecada dinheiro entre familiares. “Aqui todo mundo tem que colocar a mão no bolso. Dos Estados Unidos, eu trouxe umas seis peças pequenas que se movimentam: uma roda gigante, anjinhos e até um Papai Noel que patina”, contou.
Anjinho enfeita presépio  (Foto: Paulo Piza/ G1)Anjinho enfeita presépio (Foto: Paulo Toledo
Piza/ G1)
Para concluir a montagem, que conta com os serviços de um pedreiro, um carpinteiro e um eletricista, a família toda foi convocada a trabalhar neste fim de semana. “Nesse sábado e domingo foi um mutirão. Todo mundo veio ajudar e trabalhou das 8h às 20h. Tudo é feito à mão, por isso, dá trabalho. É isso que chama a atenção”, disse.

Na frente da casa, que tem 20 metros, a advogada monta a casa do Papai Noel, repleta de bichinhos de pelúcia. Tudo muito iluminado. O CD com música natalina preenche a atmosfera. “Esse ano o Papai Noel está super moderno, vai tocar bateria e sanfona. O outro vai dançar”, afirmou. Outros dois papais-noéis que jogam bolinhas de sabão em quem passa pela rua, fazendo a alegria da criançada. No ano passado, a decoração chamou tanto a atenção da vizinhança que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teve que controlar o trânsito.
Casa na Zona Norte é decorada para o Natal há cerca de 10 anos  (Foto: Paulo Piza/ G1)Casa na Zona Norte é decorada para o Natal há cerca de 10 anos (Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)
Reciclável
Já na Rua Etiópia, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, é a artista plástica Rosely Castanho Pignataro quem se encarrega há 12 anos da decoração do prédio onde mora. Os enfeites são feitos com materiais recicláveis e recuperados. Neste ano, cerca de 15 mil garrafas pet e cerca de 10 mil luzes de led compõem este ano um “Natal Tropical”, repleto de flores, abelhas, joaninhas e borboletas.

Árvore decorada com material reciclável  (Foto: Paulo Piza/ G1)Árvore decorada com material reciclável
(Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)
Uma árvore que fica em frente ao prédio ganhou flores feitas com as garrafas pet. O Papai Noel, que seria jogado fora por um dos moradores do edifício, é um jardineiro que tem uma enxada na mão e pode ser abraçado por quem passa na rua. Ele está ao lado de uma árvore cujo “caule” é feito com pneus e os “frutos” são presentes feitos com garrafas pet trançadas. As borboletas são feitas com tampinhas e embalagens de iogurtes. As joaninhas têm cabeça de saco de lixo e o corpo de garrafas.

A montagem demora cerca de 8 dias, mas a coleta do material e confecção dos enfeites acontecem o ano inteiro. A cada ano o condomínio estipula com quanto os moradores de cada um dos 20 apartamentos deverá contribuir com a decoração de Natal. “Todo mundo me ajuda. Os moradores, os vizinhos, os comerciantes e colégios me ajudam a recolher materiais que utilizamos na decoração de Natal. Esse ano até um colégio de São Caetano entrou em contato comigo”, contou.

“A preparação dura praticamente o ano inteiro: começa em fevereiro e vai até o fim de novembro. É uma decoração barata, que todo mundo pode tocar, abraçar. Esse é o diferencial”, disse a artista plástica.

Desde o primeiro ano, o edifício tem colecionado prêmios pela decoração. “Já ganhamos até um carro”, disse. Com o tempo a decoração de Natal virou negócio para a artista plástica. “Sob o referencial do material reciclável eu esse ano eu fiz nove decorações de Natal.”
Abelhas recicláveis (Foto: Paulo Piza/ G1)Abelhas feitas com material reciclável são iluminadas durante a noite (Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário