MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Águas termais são opção para turistas em todo o estado de SC


No total, são 14 estâncias hidrotermais em cinco regiões turísticas.
Águas têm temperaturas entre 33ºC e 40ºC e propriedades terapêuticas.

Géssica Valentini Do G1 SC

Em Santa Catarina há pelo menos 14 estâncias hidrotermais, segundo a Santa Catarina Turismo (Santur). Os balneários estão em cinco regiões do estado e as águas são procuradas pelas propriedades terapêuticas e relaxantes, com temperaturas que variam entre 33ºC e 40ºC.
De acordo com a Santur, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior número de fontes hidrotermais. De acordo com o presidente da entidade, Valdir Walendowsky, durante a temporada, muitos turistas saem do litoral, onde moram, e vão para os balneários, responsáveis pelo crescimento significativo do turismo em diversas regiões. "Desde 2003 implementamos um programa para a regionalização do turismo, de acordo com as potencialidades de cada região", argumenta ele. Pelos benefícios relaxantes e terapêuticos, os locais atraem turistas durante todo o ano.
Santo Amaro da Imperatriz
Vista do Plaza Caldas da Imperatriz   (Foto: Plaza Caldas da Imperatriz/Divulgação)Vista do Plaza Caldas da Imperatriz
(Foto: Plaza Caldas da Imperatriz/Divulgação)
Caldas da Imperatriz é a primeira estância hidromineral do Brasil, descoberta em 1813. O nome da cidade, inclusive, se deve à visita do casal imperial, Dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, em 1845. A cidade tem diversos hotéis, com capacidade total de 740 leitos.

Águas Mornas
A estância fica em um hotel com capacidade para 250 pessoas e infraestrutura que inclui piscinas cobertas e externas, além de banheiras individuais.

Gravatal
Termas do Gravatal possui 640 leitos divididos em dois hotéis. Além disso, oferece piscinas adulto e infantil, sauna, apartamentos com banheiras e piscinas, parque aquático, salas de banho e opções de banhos de argila e massagem terapêutica.

Tubarão 
O turismo hidrotermal é composto pelas Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso. De acordo com a Santur, as duas são reconhecidas pela qualidade das águas radioativas na fonte. A estrutura inclui hotel-fazenda e camping, piscinas termais, lago, banhos de lama medicinal e de imersão e áreas de lazer.

Santa Rosa de Lima
A cidade possui uma agricultura baseada no cultivo de alimentos sem agrotóxicos e oferece um parque hidrotermal com piscinas e banheiras individuais. Já a hospedagem é limitada a 60 leitos em fazendas vinculadas a um projeto chamado Acolhida na Colônia.

Itá
Cidade de Itá oferece balneário de águas termais (Foto: Marcello Sokal/Santur)Cidade de Itá oferece balneário de águas termais
(Foto: Marcello Sokal/Santur)
A cidade foi reconstruída após a implantação de uma usina hidrelétrica. O complexo hidrotermal é formado por um hotel e um parque, o Thermas Itá. A estrutura inclui 16 piscinas, externas e cobertas. Já a rede hoteleira possui 995 leitos, além de restaurantes e área de camping, trapiche e atracadouro para embarcações, além de trilhas para caminhadas.

Treze Tílias
A cidade foi fundada por imigrantes austríacos e o passeio até as termas inclui uma viagem pela arquitetura característica. A rede hoteleira oferece 695 leitos.

Piratuba
Fundada por imigrantes alemães, a rede hoteleira possui 2,5 mil leitos. Já a estância hidrotermal se destaca pelo jato de água de cerca de 30 metros de altura, com temperatura de 38,6ºC. O parque incluiu piscinas e parque aquáticos com banheiras e duchas individuais, além de espaços para lodoterapia, massoterapia, hidroginástica e outras atividades recreativas ou terapêuticas.

Videira 
O Termas Internacional Vale das Tílias possui águas termominerais com temperatura de 35,8º C. A estrutura inclui piscinas, bar panorâmico, camping, quiosques, churrasqueiras, salão de festas, parque infantil e açudes.
Águas de Chapecó
A cidade disponibiliza 330 leitos e as piscinas são abastecidas com águas minerais de temperatura média de 37ºC. Além disso, 36 banheiras, algumas com hidromassagem, são oferecidas pelo parque. A estrutura inclui camping com capacidade para 500 barracas.

São Carlos
A cidade possui capacidade para 390 leitos. As águas minerais são de um poço artesiano com 80 metros de profundidade. A temperatura da água é de 35ºC e abastece banheiras individuais para tratamento terapêutico, um chuveirão ao ar livre e uma piscina térmica coberta.

Palmitos
O Balneário de Ilha Redonda fica a 16 km da cidade e oferece área de lazer com hotéis, pousadas, piscinas e campings e opção para trilhas. As piscinas são abastecidas com águas termais e há um espaço de lama medicinal.

Quilombo
Cidade de Quilombo fica na região Oeste de Santa Catarina  (Foto: Ricardo Ribas/Santur)Cidade de Quilombo fica na região Oeste de Santa
Catarina (Foto: Ricardo Ribas/Santur)
As águas termais têm temperatura média de 32ºC a 38ºC. O balneário fica na praça central e oferece piscinas para adultos e crianças, playground, banheiras e quadra de esportes. O camping possui uma área de 600 m².

São João do Oeste
O parque Termas São João oferece piscinas para adultos e crianças com águas termais. Além disso, segundo a Satur, as águas vêm de um poço que de 1.372 metros de profundidade e são as mais quentes conhecidas no Sul do Brasil – 52ºC na boca do poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário