MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ambientalistas tentam salvar filhotes de tartaruga-da-amazônia em Goiás


Cheia no Rio Araguaia ameaça a sobrevivência dos animais.
Previsão é resgatar cerca de 26 mil filhotes nesta temporada de reprodução.

Do Globo Rural

É época de cheia no Rio Araguaia, no norte de Goiás. A elevação do nível da água ameaça a sobrevivência dos filhotes de tartaruga-da-amazônia. Integrantes do Instituto Chico Mendes e da comunidade local se esforçam para salvar os animais.
De barco, são mais de 40 quilômetros rio acima para chegar às praias onde as tartarugas desovaram neste ano. A luta no lugar é para garantir a sobrevivência de muitos filhotes que estão ameaçados pela cheia do Rio Araguaia.
Como o rio sobe cinco centímetros por dia e ameaça cobrir o restante dos ninhos, os ambientalistas correm contra o tempo para salvar a maior quantidade possível de ovos e filhotes e assim levá-los para um lugar mais seguro.
Os agentes do Instituto Chico Mendes não estão sozinhos nesta missão. A comunidade local ajuda nesse trabalho. Membros da Associação de Barqueiros de Luiz Alves auxiliam na remoção dos filhotes. Sem interferência humana, certamente muitas tartarugas não iriam conseguir sair do ninho.
Mesmo com tanto esforço dos ambientalistas para salvar as tartaruguinhas do Rio Araguaia, apenas alguns filhotes devem chegar à idade adulta. O Instituto Chico Mendes espera resgatar cerca de 26 mil filhotes nesta temporada de reprodução das tartarugas nas praias do Rio Araguaia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário