MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Artesanato e receitas de butiá são fontes de renda no interior do RS


Moradores de Santa Vitória do Palmar usam folhas, fibra e fruta da palmeira.
Investimento em produção é pequeno e retorno garante sustento o ano todo.

Daniel Trzeciak RBS TV

Licores e cestos produzidos a partir do butiá, em Santa Vitória do Palmar (Foto: Daniel Trzeciak/RBS TV)Licores, enfeites e bandejas são produzidos a partir do fruto e da folha do butiá (Foto: Daniel Trzeciak/RBS)
Símbolo de Santa Vitória do Palmar, no Sul do Rio Grande do Sul, o butiá está por toda parte, em praças e ruas da cidade . Além de embelezar a paisagem, a partir desta palmeira nativa da América do Sul são produzidos inúmeros pratos típicos e até mesmo artesanato. Grupos de moradores do município usam a criatividade para transformar folhas e fibra em objetos de decoração e o fruto em receitas cuja venda garante renda extra às famílias o ano todo.
Artesanato produzido a partir do butiá, em Santa Vitória do Palmar (Foto: Daniel Trzeciak/RBS TV)Cestos e bolsa também são feitos pelos artesãos
(Foto: Daniel Trzeciak/RBS TV)
“Há pessoas que vêm de fora para comprar o suco e o licor de butiá. Outros não conhecem a fruta e ficam deslumbrados quando a conhecem”, relata a artesã Ângela Castro. Ela faz parte de um dos três grupos que usam a folha, a fibra e também o coquinho da palmeira como matéria-prima para a produção de bandejas, garrafas, arranjos, cestas, sacolas e uma infinidade de outros objetos. Na cozinha, a fruta é base para receitas de cucas, bolos, tortas, sorvetes, mousses e bebidas.
A colheita do butiá começa no início de março, quando os grupos concentram as energias para o trabalho. A artesã Marizete Iepsen garante o sustento durante o ano todo com os valores que obtém da comercialização de produtos que cria. “É muito gratificante fazer uma coisa com prazer, com amor, e dali conseguir pagar as contas”, diz.
 Para tanto, o investimento financeiro é quase zero. “Empregamos pouco dinheiro na produção, porque a matéria-prima vem de graça, e o retorno é grande. Isso fortalece o grupo, faz com que consigam ter mais renda”, avalia a artesã Naira Ribeiro.
Único homem a participar de um grupo de artesanato e culinária, Rafael Terra mostra com orgulho o licor que produz e embala. “Os detalhes que enfeitam a garrafa são todos trabalhados em fibra. Este é um produto 100% butiá”, garante.

Butiá é arvore símbolo de Santa Vitória do Palmar (Foto: Daniel Trzeciak/RBS TV) O butiá é uma espécie de palmeira nativa da América do Sul (Foto: Daniel Trzeciak/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário