MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Avicultores interrompem atividades por falta de compradores em MS


Criadores pedem ajuda para renegociar as dívidas em Terenos.
Sem ter para quem fornecer, só restaram financiamentos em atraso.

Do Globo Rural
Os avicultores de Terenos, no sul de Mato Grosso do Sul, pedem ajuda para renegociar as dívidas. Sem ter para quem fornecer, eles tiveram que interromper a atividade e só restaram financiamentos em atraso.
O agricultor Vitacir Fantini, que prepara as mudas de guariroba, foi um dos pioneiros na produção de aves em Terenos, município que fica 30 quilômetros de Campo Grande. A cada dois meses, 75 mil animais saem dos três galpões de criação para o frigorífico. Ele diz que os problemas começaram há quatro anos. O único frigorífico de frangos, que ficava em Campo Grande, abriu falência. Outra empresa, que assumiu o compromisso com os produtores, ficou apenas um ano e sem contrato direto de fornecimento. Faltou ração e animais para engorda.
Alguns produtores firmaram uma parceria com outro frigorífico, que fica no sul do estado, para tentar continuar com a criação, mas a distância para o transporte dos animais acabou inviabilizando o negócio e restaram dívidas para os 46 produtores da região de Terenos. Vitacir Fantini não tem como pagar os R$ 70 mil que deve ao banco.
O criador Valdomiro Fantini, que nunca havia cuidado de vacas leiterias, tem 22 animais que sobraram para ocupar os dez hectares reservados para a criação de aves. O galpão de 1,2 mil metros quadrados construído em madeira de qualidade ficaram apodrecendo. “Eu estou tirando para o sustento meu e da minha família. Eu tenho que melhorar”, diz.
Para manter a família, o criador destruiu dois barracões que já tinham sido pagos. Um deles virou estufa para o plantio de pepinos e pimentões. No outro foi instalado um sistema de irrigação onde crescem tomates que o agricultor pretende vender na região. Nada pode ser vendido no galpão que ainda pertence ao banco.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário das Colônias de Terenos, Marcos Alberto Nucci, possui um documento no qual pede ajuda para a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e Secretaria Estadual de Produção. Além de incentivos para que outras empresas vão para a região, os produtores querem a renegociação das dívidas.
A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul informou que já trabalha junto com a Secretaria de Produção do estado para buscar alternativas para resolver o problema e viabilizar novamente a avicultura na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário