MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Baixo custo atrai novos criadores de codornas, em Vilhena, RO


Ovos são comercializados em supermercados e feiras livres.
Clima do município contribui para que as aves se desenvolvam.

Do G1 RO
Codornas 'gostam' de temperatura amena, como a de Vilhena (Foto: Andréia Machado/G1)Codornas 'gostam' de temperatura amena, como a de Vilhena (Foto: Andréia Machado/G1)
De rentabilidade alta, a criação de codornas tem atraído produtores, em Vilhena (RO). A aposentada Eliza Silva, que está criando codornas há oito meses,diz que resolveu investir nesse ramo interessada em comercializar os ovos da ave.
Eliza tem apenas 1,2 mil codornas, mas pretende investir em breve na compra de mais matrizes. “Os ovos vendem muito rápido, não têm para quem quer, todos os dias recebo encomendas de pessoas que querem comprar”, comemora Eliza.
Segundo o zootecnista Andan Kerber , que é criador de codornas há 3 anos a rentabilidade da criação de codornas é alta. “As aves não necessitam de muito espaço de confinamento e consomem pouca ração, algo em torno de 10 a 15 gramas diárias”, informa Aydan.
O zootecnista explica que outro fator que torna a criação de codorna lucrativa é a precocidade da ave, pois após 45 dias de nascimento o animal já está pronto para começar a botar. “Quando começam a botar, cada ave põe um ovo por dia e continua botando por um ano”, disse o criador.
Andan Kerber afirma que a rentabilidade da criação de codornas é alta (Foto: Andréia Machado/G1)Aydan Kerber afirma que a rentabilidade da
criação de codornas é alta
(Foto: Andréia Machado/G1)
Segundo Aydan, as codornas se desenvolvem melhor em regiões de clima estável, com temperatura de 25 graus, por isso a vantagem de se criar codorna em Vilhena. “Procuro criar o melhor ambiente possível para o bem estar das aves, cuidando da higiene do local e também colocando música para elas ouvirem assim elas produzem mais”, afirma Aydan.
Após um ano, o animal morre naturalmente. Ainda nos primeiros estágios são separados os animais entre machos e fêmeas. A distinção, segundo Aydan é feita pela coloração das aves, os machos possuem plumagem alaranjada no peito e as fêmeas são brancas.
No comércio, a cartela com 30 ovos de codorna é vendida por até R$ 4,35. De acordo com o proprietário de um mercado de Vilhena, Mario Faria, o produto tem grande saída no comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário