MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de dezembro de 2012

Bienal de SP será encerrada neste fim de semana


Mostra no Ibirapuera começou em setembro e vai até este domingo (9).
Cerca de 3 mil obras de mais de 100 artistas estão expostas no Pavilhão.

Do G1 São Paulo

Artistas e assistentes dão os últimos retoques nas obras da trigésima edição da Bienal de São paulo, que abre para o público na terça (04). (Foto: Caio Kenji/G1)Bienal de Arte de SP será encerrada neste domingo
(Foto: Caio Kenji/G1)
A 30ª edição da Bienal de São Paulo, que acontece no Pavilhão do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, será encerrada neste domingo (9), após três meses de exposição. A entrada na mostra é gratuita.
Intitulada "A iminência das poéticas", a exposição conta com cerca de 3 mil obras de 111 artistas. Metade delas foi produzida especialmente para a mostra. Segundo a curadoria, a 30ª Bienal retrata a arte contemporânea em "situação de iminência, em um mundo imprevisível".
Pela primeira vez, o evento se estendeu a museus e pontos turísticos fora do Parque Ibirapuera. Este ano, a bienal foi inspirada na constelação e na ideia de que as obras são relacionadas. Os curadores esperavam refletir sobre o papel das artes atualmente.
Além da exposição principal no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, o evento esteve presente no Museu da Cidade (Casa Modernista, Casa do Bandeirante e Capela do Morumbi), no Masp, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) e no Instituto Tomie Ohtake. Também foram programadas intervenções na Avenida Paulista e na Estação da Luz.
Furto neste ano
A edição de 2012 contou com um incidente negativo. Uma aquarela sobre papel, da obra "homes (homenols)", de 2004, do artista espanhol Daniel Steegmann Mangrané, foi furtada no dia 27 de setembro. A obra estava no piso térreo do pavilhão
Ao notar o desaparecimento de uma das 223 folhas de papel com aquarelas que integram a série "Lichtzwang" (força de luz, numa tradução livre do alemão para o português), a Fundação Bienal comunicou o fato ao artista, que é radicado no Rio de Janeiro, e à seguradora, além de ter registrado a ocorrência numa delegacia.
De acordo com o boletim feito no dia 28 do mês passado no 36º Distrito Policial, na Vila Mariana, um produtor da área de projetos da Bienal informou que a obra levada está avaliada em R$ 3.545 e não havia câmeras de monitoramento no local.
Serviço
30ª Bienal de São Paulo - "A iminência das poéticas"
Até 9 de dezembro de 2012, no Parque Ibirapuera
Terças, quintas, sábados, domingos e feriados, das 9 às 19h - entrada até as 18h
Quartas e sextas, das 9 às 22h - entrada até as 21h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário