MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Brasil está comprando mais soja do Paraguai


Quebra da safra no Sul do país reduziu produto nas cooperativas.
Por causa do frete, adquirir o grão do MT sai mais caro que importar.

Do Globo Rural
A cooperativa de Céu Azul, região oeste do Paraná, encheu o silo com 30 toneladas de soja compradas do Paraguai. A quantidade é 50% maior que a do ano passado.
Como a safra 2012 de soja no Brasil teve quebra de mais de 10 milhões de toneladas, por causa dos problemas climáticos, a empresa recorreu ao país vizinho.
Segundo o Ministério da Agricultura, o ano passado o Brasil importou do Paraguai 40 mil toneladas de soja. Este ano já foram 125 mil toneladas, três vezes mais.
Muitos comprados estão na região oeste do Paraná. A cooperativa de Cascavel importou 6 mil toneladas e foi a primeira vez que negociou o produto com os paraguaios.
As empresas alegam, basicamente, dois motivos para importar soja, primeiro, a qualidade do grão paraguaio, semelhante a do grão brasileiro, e segundo, e mais importante, o preço, menor, devido a principalmente os custos com transporte.
José Pertille, técnico agrícola do Deral, Departamento de Economia Rural do Paraná, fala sobre o andamento do plantio da soja no estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário