MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil tem mais de 1 milhão de residências sem luz, diz Aneel


Número se refere à meta de distribuidoras no programa Luz para Todos.
Levar energia a essas casas vai custar R$ 17,3 bilhões, dizem empresas.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
Mais de 1 milhão de residências no país ainda não têm luz, aponta levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) feito com base em informações das distribuidoras de energia.

O documento registra o número de ligações que faltam para que 17 das 63 concessionárias de distribuição, em 15 Estados, atinjam a meta estabelecida no programa Luz para Todos, que é de 95% das residências com acesso à energia elétrica.

Segundo o documento, faltam ligar à rede 1.001.572 residências em Goiás, Minas Gerais, Roraima, Alagoas, Piauí, Rondônia, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia e Mato Grosso.

O total de residências sem luz no país, portanto, supera esse número. A Aneel, porém, não soube informar quantas são. De acordo com a agência, o Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de unidades consumidoras (casas, lojas, indústrias).

As distribuidoras estimam que será necessário investir R$ 17,335 bilhões para levar luz a esse 1 milhão de residências nos próximos anos.

No escuro
O levantamento informa que a Bahia é onde faltam mais pessoas para atingir a meta do Luz para Todos. No Estado, pelo menos 323.367 residências não têm acesso a energia elétrica. Em segundo lugar está o Pará, com 220.076.
Essas 17 distribuidoras reviram a data para cumprir a meta de 95% de casas ligadas à rede de energia. Nove delas (Celg, Cemig, CER, Chesp, Eletrobrás Alagoas, Eletrobrás Piauí, Eletrobrás Rondônia, Eletrobrás Roraima e Energisa), informaram que pretendem cumprir o Luz para Todos até 2014.
Outras duas (Cemar e Enersul), dizem que vão cumprir a meta em 2016. Já a Celtins (TO), a Coelba (BA) e a Cemat (MT) informaram que só devem chegar aos 95% de residências atendidas em 2027. A Aneel ainda analisa o plano de parte dessas distribuidoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário