MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brasil trabalha na OMC para esclarecer caso de vaca louca


Diplomatas participaram de reunião em Genebra, na Suíça.
Seis países já fizeram restrições à carne bovina brasileira.

Da Agência Estado

O Ministério da Agricultura informou que 23 diplomatas de 20 países, que acompanham os acordos sobre medidas sanitárias e fitossanitária, participaram nesta quarta-feira da reunião realizada na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça. Os veterinários do serviço brasileiro de defesa agropecuária prestaram esclarecimentos sobre o caso não clássico da doença da vaca louca que ocorreu há dois anos no Paraná. As informações preliminares do Ministério da Agricultura davam conta da participação de 25 diplomatas.
Segundo o Ministério da Agricultura, participaram da reunião desta quarta-feira (19) representantes da Rússia, Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Austrália, Áustria, Jordânia, Bélgica, Argentina, Paraguai, Chile, Cingapura, Taiwan, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Ilhas Maurício.
Na próxima sexta-feira (21), o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques Pereira, e o diretor de Saúde Animal, Guilherme Marques, participam na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, de audiência que tratará da inclusão do Brasil no Fundo Global de Cooperação Internacional. No mesmo dia eles se reúnem com o chefe do Serviço Veterinário da França.
Segundo o Ministério da Agricultura, o governo brasileiro vem intensificando as ações para esclarecer os parceiros comerciais. Nesta semana devem ocorrer reuniões em Pequim e Hong Kong. Um emissário do Departamento de Saúde Animal (DSA) levará pessoalmente as explicações para as autoridades sanitárias dos dois países. Na próxima semana mais uma missão visitará o Irã e a Arábia Saudita.
Embargos
Na terça-feira, o Ministério da Agricultura informou que a Coreia do Sul incluiu o Brasil na lista de países com risco para a doença da vaca louca. Isso significa a suspensão das importações daquele país de carne bovina brasileira.
Com a decisão da Coreia do Sul, são seis os países que anunciaram o embargo à carne bovina brasileira. Além dos sul-coreanos, também já haviam anunciado o embargo a China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita e Egito.
O bloqueio por parte do Egito, terceiro maior comprador da carne brasileira, refere-se apenas à produção do Paraná, onde em dezembro de 2010 foi registrado caso de vaca louca, anunciado há duas semanas pelo governo brasileiro.
No último dia 7, o Ministério da Agricultura confirmou a presença do agente causador da EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), mais conhecida como a doença da vaca louca, em uma fêmea que morreu em 2010 em uma fazenda em Sertanópolis (PR). O governo informou, entretanto, que “o episódio não reflete risco algum à saúde pública ou à sanidade animal”.
Brasil é 2º maior exportador de carne bovina
O maior comprador da carne bovina brasileira é a Rússia, que respondeu por 22,5% das exportações brasileiras no acumulado até outubro, seguida por Hong Kong (17,3%) e Egito (11,3%). Segundo a Abiec, Japão, a África do Sul e a China representam aproximadamente 1,5% da exportação brasileira de carne bovina no período de janeiro a novembro de 2012. Cada país corresponde, respectivamente, a 1.610 toneladas (0,14%), 639 t (0,06%) e 14.830 t (1,31%).
Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional, segundo dados do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário