MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Campanha de vacinação contra a aftosa começa em janeiro no Piauí


Vacinação estava suspensa devido a seca que atingiu o rebanho piauiense.
Órgãos estimam que até abril de 2013 o Piauí esteja livre da febre aftosa.

Do G1 PI

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) marcou para o dia 2 de janeiro de 2013 o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. A vacinação estava suspensa por conta da seca que atingiu o rebanho piauiense, deixando o gado debilitado para receber as doses do medicamento.
De acordo com secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, a decisão de adiar a campanha de vaconação foi uma medidade conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal. "Decidimos adiar e esperar um ambiente seguro e favorável, acreditamos que o mês de janeiro é ideal para retomarmos a nossa campanha e mantermos os bons índices que estamos tendo nos últimos anos”, disse.
Ainda segundo Martins, técnicos da secretaria trabalham no levantamento das fazendas e do rebanho piauiense. "A estiagem foi o maior problema dos criadores de gado em 2012, matou animais de fome e estancou o crescimento do rebanho bovino", disse.
Com o início da campanha, os criadores terão um prazo de 30 dias para a vacinação, além terem que fazer a certificação, entre os dias 1° e 15 de fevereiro. O processo de entrega da nota e vasilhame acontece nos escritórios da Adapi em todo estado. “Esperamos que os criadores contribuam para a vacinação. Nossa meta é buscar a erradicação da febre aftosa em todo o Piauí”, explica o diretor da Adapi, José Antônio Filho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adapi estimam que até abril de 2013, o Piauí possa alcançar o patamar de Área Livre com Vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário