MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Caso de vaca louca no Brasil provoca embargo do Japão à carne brasileira


Exames comprovaram presença do agente causador do mal da vaca louca.
Mas o animal não desenvolveu os sintomas da doença.

Do Globo Rural

Representantes do Ministério da Agricultura e do Japão se reuniram, em Brasília, para esclarecer a ocorrência do agente causador da doença da vaca louca em um animal no Brasil. Depois da confirmação do caso, na sexta-feira (7), o Japão embargou a compra de carne bovina brasileira.
Os técnicos do Ministério da Agricultura se reuniram na segunda-feira (10) a portas fechadas com o adido agrícola do Japão no Brasil para prestar esclarecimentos sobre o caso ocorrido em dezembro de 2010 no Paraná. Segundo o ministério, exames de laboratório comprovaram a presença do agente causador do mal da vaca louca, mas o animal não desenvolveu os sintomas da doença. Os técnicos querem mostrar para os japoneses os ofícios de entidades internacionais validando os procedimentos de defesa sanitária animal adotados pelo Brasil. O ministério também pretende fazer visitas técnicas aos 20 principais países compradores da carne bovina brasileira para evitar novos embargos.
“Esse embago japonês à carne bovina não representa muito comercialmente. Em 2012, o Japão comprou apenas 0,14% do volume total exportado pelo Brasil. Ele praticamente só compra produtos industrializados. O mercado interno in natura é fechado. Então, não é um grande mercado o Brasil. Mas é importante que isso não represente um precedente para que outros países também adotem restrições contra a exportação brasileira”, diz Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Nacional das Indústrias Exportadoras (Abiec).
O Ministério da Agricultura informou que nesta terça-feira (11) o adido agrícola brasileiro Gutemberg Barone irá se encontrar no Japão com o diretor do escritório de segurança de importações de alimentos para prestar os esclarecimentos sobre o caso brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário