MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Centro ensina técnicas sustentáveis para o cotidiano do cidadão na PB


Centro de Estudos e Práticas Ambientais funciona na Bica na capital.
Visitante participa de oficinas de horta e mandala de plantas medicinais.

Do G1 PB

Cepam oferece diversas oficinas para levar práticas ambientais sustentáveis na Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-JP)Cepam oferece diversas oficinas para levar práticas ambientais sustentáveis na Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-JP)
O Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) leva práticas ambientais sustentáveis para a casa e o cotidiano do cidadão por meio de ações educativas. O centro está localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) em João Pessoa. No local, há biblioteca, sala de exibição de filmes (ecocine), horta e xiloteca – coleção de madeira catalogada –, além de uma série de oficinas.

De acordo com o diretor do Cepam, Daniel Bandeira, a entidade recebe grupos de escolas ou associações, mas o Centro está aberto a todo tipo de visitante. “É muito importante que a população tenha acesso a informações sobre práticas ambientais e sustentáveis, que são simples de serem implementadas no dia a dia”, disse. O centro faz parte da Secretaria de Meio Ambiente (Semam),

Um dos projetos destacados pelo técnico em meio ambiente Alvino Maciel é o teto verde. De acordo com ele, a técnica, além de ter um caráter ambiental, é decorativa e sustentável, pois reduz até oito graus a temperatura do teto.

Segundo ele, é muito simples fazer o teto verde, basta impermeabilizar o teto e plantar a grama. “Como ela não cresce muito, não é necessário ficar aparando com frequência. Com isso, pode-se evitar o uso de aparelho de ar condicionado, economizando energia elétrica”, explicou Alvino Maciel.

Pesquisa
O centro tem uma equipe de pesquisadores fazendo experiência com tijolos sustentáveis, produzidos a partir de resíduos da construção civil. O tijolo é feito de argila e misturado a outros produtos. Depois de preparado, o tijolo é colocado em uma forma de madeira e posto para secar ao sol.

A ideia é chegar a um produto resistente e que possa ser utilizado em larga escala pelo setor da construção civil, que não para de crescer na Paraíba. “Material não falta para a indústria reaproveitar e produzir os tijolos. Além de ser uma prática sustentável, pelo viés do meio ambiente, também pode ser pela parte econômica das obras”, disse Bandeira.
Cepam funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-JP)Cepam funciona no Parque Zoobotânico Arruda
Câmara, a Bica (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Oficinas
O Cepam oferece oficinas de horta, mandala de plantas medicinais, coleta seletiva, geotinta, máscaras da fauna brasileira, zoo que veio do lixo e práticas ecoalternativas.

Os participantes da oficina de plantas medicinais aprendem as técnicas de plantar e organizar a horta, além de fazer biodefensivos para livrar sua horta de pragas. “É uma horta orgânica, utilizando sempre elementos naturais, incluindo o preparo do solo”, diz a bióloga e instrutora Yohanna Ribeiro. As plantas são muito úteis, à medida que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças.

Na oficina de geotintas, os participantes aprendem a fazer tinta a partir de elementos naturais, como areia, água e cola. Já na “zoo que veio do lixo” é possível produzir utensílios representando animais a partir de material reciclado. O garrafão de água mineral é um dos mais usados.

Economia criativa
Nas práticas ecoalternativas, destaca-se a produção de sabão ecológico. O produto é feito a partir da reutilização de óleo de cozinha – o que evita o descarte nas tubulações – com soda cáustica e amaciante. As pessoas podem aprender para uso pessoal ou para vender o produto, gerando fonte de renda extra.

Dentro do Cepam, estão instalados uma Estação Digital, que atende, na maioria, os moradores do Roger, e uma unidade do Centro de Práticas Integrativas e Complementares. O equipamento em saúde oferece práticas como reiki, florais, terapia quântica, acupuntura, massagem e meditação.

O atendimento do Cepam ao público é de terça a sexta-feira, das 8h as 12h e das 13h as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário