MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Colheita da uva começa mais cedo na Serra Gaúcha


Tempo seco colaborou para a maturação precoce da fruta.
Produção de uva no RS deve ser 10% menor que na safra passada.

Do Globo Rural

A família Tissato começou a colher a uva mais cedo que o habitual. Eles têm 7,5 hectares de parreirais em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha e contam que a fruta amadureceu desta vez quase um mês antes.
A situação se repete na maioria das 1800 famílias que produzem a fruta no município. As variedades vênus e niágara branca e rosa são as mais adiantadas, resultado de um inverno seco e ameno.
“Todas as plantas de clima temperado precisam de um determinado número de horas de frio para estimular a brotação. Este ano houve a quebra de dormência antecipada, que estimulou a planta a vegetar mais rapidamente”, explica o agrônomo Flávio Hillebrand.
Com a antecipação da colheita, a safra também deve terminar antes. Alguns agricultores, como Valmir Tissato, têm a expectativa de encerrar a safra ainda em janeiro.
O produtor espera produzir 15% menos do que na safra colhida no início do ano. As parreiras estão mais fracas depois de duas supersafras seguidas, mas esta queda deve ser compensada pela qualidade da fruta.
Com a redução de produtividade, os agricultores esperam que o preço suba. A negociação com a indústria já começou.
Segundo a Comissão Interestadual da Uva, o custo de produção está em R$ 0,77 o quilo, enquanto o preço mínimo está em R$ 0,57.
A definição do preço deve sair somente o ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário