MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Consórcio anuncia 50 novas lojas e restaurante popular no aeroporto JK


Grupo promete área vip, espaço de futebol e novas agências bancárias.
Novos serviços devem entrar em funcionamento até a Copa do Mundo.

Do G1 DF

O aeroporto JK, em Brasília, vai ganhar 50 novas lojas e uma nova área vip, anunciou nesta quarta-feira (12) o consórcio Inframerica, que assumiu a administração do terminal no dia 1º de dezembro. De acordo com a concessionária, o número de lojas vai passar de 35 para 85 unidades. A previsão é que as mudanças ocorram até a Copa do Mundo de 2014.
O diretor comercial do consórcio, Daniel Ketchibachian, durante apresentação do novo plano comercial do aeroporto JK, em Brasília, na manhã desta quarta (12) (Foto: Lucas Nanini/G1)O diretor comercial do consórcio, Daniel Ketchibachian, durante apresentação do novo plano comercial do aeroporto JK, em Brasília, na manhã desta quarta (12) (Foto: Lucas Nanini/G1)
A Inframerica também informou que já está negociando com três restaurantes, para escolher um que ofereça aos usuários serviço de alimentação a preços populares. A ideia é que o restaurante popular comece a atender no primeiro semestre de 2013.

O diretor comercial do consórcio, Daniel Ketchibachian, disse que os valores praticados atualmente são altos. “Estamos conversando também com os restaurantes que já estão no aeroporto para oferecerem opções mais baratas. Funcionários do aeroporto e os usuários em geral têm que ter essa opção”, disse Ketchibachian.
Sala vip
Outra novidade é a criação de uma sala vip com 2.500 m², que vai ocupar metade do espaço do segundo andar do terminal e terá opções como home theater, minicinema, salas de reuniões e conferências, cabines de TV, área gastronômica, golf car (um veículo que levará o passageiro direto da sala vip para a área de embarque) e um espaço chamado "Terraço Zen", numa área de 430 m², para descanso, relaxamento e serviço de massagem.
A sala vip deve entrar em funcionamento até o segundo semestre de 2013 e, segundo Ketchibachian, será a maior da América Latina. "Entre os maiores espaços está o do aeroporto de Guayaquil, que tem 1.100 m²", afirmou.
O número de agências bancárias deve passar de dois para seis, segundo a Inframerica. O diretor comercial da concessionária disse que o grupo já está negociando com alguns bancos internacionais.
Um dos espaços do aeroporto será destinado ao futebol. O setor terá uma espécie de museu do futebol, opções para assistir a jogos e programas esportivos, além de uma área com bar e lanchonete.
ConcessãoO contrato de concessão do aeroporto foi assinado no último dia 14 de junho e tem validade de 25 anos. Com um investimento previsto de R$ 2,8 bilhões, o terminal deve ampliar sua capacidade de 15 milhões de usuários por ano para 20 milhões, em 2014, e para 41 milhões, no final do convênio.
O consórcio informou que R$ 750 milhões serão investidos no processo de expansão. Até o Mundial, os terminais 1 e 2 serão reformados. Uma nova unidade será construída com 15 novas pontes de embarque, totalizando 28 acessos às aeronaves.
Maquete de como deve ficar o aeroporto JK após as obras de ampliação do terminal (Foto: Lucas Nanini/G1)Maquete de como deve ficar o aeroporto JK após as obras
de ampliação do terminal (Foto: Lucas Nanini/G1)
O número de vagas no estacionamento deve dobrar, segundo previsão do novo gestor. Hoje, são cerca de 1.500 vagas para veículos. A meta é que até 2014 sejam 3 mil vagas disponíveis. A entrada do terminal de passageiros vai ganhar uma nova cobertura e uma nova pista.
ServiçosO novo gestor é responsável pela manutenção e funcionamento de todos os serviços básicos do aeroporto, como escadas rolantes e elevadores, sanitários, carrinhos de bagagem, acesso e auxílio a deficientes e ambulatório médico.

Segurança, vigilância do aeroporto, operação e manutenção do sítio aeroportuário, operação comercial, sistema de gerenciamento de inspeção de bagagem, esteiras, pontes de embarque, serviço médico de emergência e estacionamento também ficam a cargo da Inframerica. A concessão não inclui a prestação dos serviços de controle de tráfego aéreo.
O suporte para o usuário também sofreu mudanças. Um balcão de atendimento bilíngue entrou em operaração já no primeiro dia de nova gestão. Neste setor, o passageiro pode obter informações e orientações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações. O serviço está em funcionamento 24 horas por dia.
Projeto Aeroporto de Brasília (Foto: Divulgação)Concepção artística mostra como deve ficar o terminal de passageiros do aeroporto JK (Foto: Divulgação)
Número de passageiros cresceEm dez anos, o número de passageiros aeroporto Juscelino Kubitscheck aumentou subiu 142,6%, passando de 4,99 milhões em 2003 para 12,12 milhões em 2012. Os dados são da Infraero e se referem ao período de janeiro a setembro de cada ano.
Em relação ao ano passado, o aumento no número de passageiros foi de 4,2%. A Infraero informou que os números são resultado de ações promocionais das companhias aéreas e da estabilidade na economia nacional.
O número de passageiros que voaram para fora do país também cresceu. Entre janeiro e setembro de 2012, foram 311,4 mil pessoas que embarcaram no aeroporto JK.
Durante o mesmo período de 2011, o terminal registrou um total de 282,8 mil usuários com destino ou vindo de outros países.
Extravio de bagagem
O aumento no número de passageiros também elevou o número de reclamações sobre problemas com bagagens.
A média de reclamações sobre danos e extravios de malas e bagagens no aeroporto Juscelino Kubitschek é de 18,7 por dia. Entre janeiro e agosto deste ano, foram 4.494 reclamações.
Quando a bagagem é danificada ou extraviada, o passageiro deve preencher um cadastro informando a companhia aérea. Se as malas permanecem sem localização por 30 dias, a empresa tem de pagar uma indenização.

A pessoa também pode procurar o juizado especial do aeroporto. No terminal JK, este serviço está disponível todos os dias, das 6h à meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário