MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Consultas e até pequenas cirurgias são feitas em fazendas de Goiás


Projeto 'Saúde na Roça' atende moradores na zona rural de Mineiros.
Ônibus foi adaptado para se transformar em consultório móvel.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera

O projeto “Saúde na Roça” coordenado pela Prefeitura de Mineiros (GO) em parceria com uma faculdade está possibilitando os moradores da zona rural do município receber atendimento médico e odontológico sem precisar ir até a cidade. Um ônibus adaptado permite que consultas médicas e procedimentos como limpeza dentária, obturação, canal e até pequenas cirurgias sejam realizadas.
“Pra gente aqui vive na zona rural às vezes é muito difícil ir para a cidade para consultar. Eu mesmo ainda sou da moda antiga, uso animal como transporte. Esse projeto é muito bom pra gente”, declara o produtor rural Antônio Pereira. Além dele, a produtora rural Veraci Vieira, também esteve no ônibus do projeto “Saúde na Roça” para consultar. “Vim aqui porque estou tendo alguns inchaços na perna e quero a indicação de algum remédio”, conta.
A dona de casa Marli Silva ficou contente com a chegada do projeto, pois ela pôde realizar o exame preventivo que ela não fazia há dois anos. “Como a gente mora na fazenda, acaba tendo que cuidar de muita coisa e fica sem tempo de ir na cidade, mas com o ônibus fica mais fácil fazer exames e outros procedimentos”, declara a dona de casa Marli Silva.
Já Daniela Silva, aproveitou a visita da equipe médica para consultar o filho recém-nascido com o pediatra. “Trouxe ele para verificar um caroço no braço dele. É muito bom poder ter acesso aos médicos aqui na fazenda”, enfatiza a dona de casa Daniela Silva.
Satisfação
Os profissionais que trabalham no projeto declaram a satisfação em poder contribuir com os moradores da zona rural. “Através desse projeto conseguimos diagnosticar determinadas doenças e tratamos no ônibus dependendo do caso, ou, encaminhamos para um hospital na cidade”, explica a médica Francielle Carvalho.
A coordenadora do projeto ressalta a importância da iniciativa. “É muita gente trabalhando no campo e nós sabemos das dificuldades que eles têm de ir constantemente até a cidade. Com o projeto, conseguimos evitar doenças principalmente entre as mulheres, que são mais propensas a doenças como do colo uterino, que necessita da prevenção cotidiana”, declara Flávia Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário