MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Criadores de gado de leite oferecem alimentos para a merenda escolar


Projeto reúne pequenos criadores de São João Nepomuceno, em MG.
Valorização dos produtos tem melhorado a vida nas propriedades.

Do Globo Rural
Pequenos criadores de gado de leite de São João Nepomuceno, em Minas Gerais, se uniram para oferecer alimentos para a merenda escolar. A valorização dos produtos tem melhorado a vida nas propriedades.
As 25 vacas do criador Sebastião Montorsi produzem cerca de seis mil litros de leite por mês. Parte da produção é vendida por um preço bem acima do mercado. Tudo começou com a lei federal de 2009 que destina pelo menos 30% dos recursos da merenda escolar para a compra de produtos de agricultura familiar. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região junto com a Emater a e cooperativa local de laticínios viram a oportunidade de garantir lucros.
O leite que sai do campo chega à cooperativa em caminhões. Nove produtores, que participam do projeto, fornecem cerca de dois mil litros por mês. Na fábrica, o leite dá origem a doces, queijos e manteigas. Os produtos são encaminhados à associação dos pequenos produtores para serem vendidos às instituições da cidade.
O litro de leite vendido no mercado por uma média de R$ 0,80. Quando destinado às escolas, o produto é comercializado por R$ 1,46. O valor é negociado pela Emater, empresa responsável pela articulação entre produtor e mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário