MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Doença é conhecida também como greening e ataca os laranjais.



Agricultores sabem que a prevenção é a melhor saída para evitar prejuízos.

Do Globo Rural

Em meio aos pés de laranja, funcionários de uma fazenda em Santa Rita do Rio Pardo, São Paulo, realizam uma inspeção bem detalhada a procura de focos do amarelão, doença considerada a pior da citricultura.
A preocupação com a doença tornou-se maior depois que um levantamento feito pela Fundecitrus apontou um aumento na população de insetos psílideos nas regiões produtoras de Santa Cruz do Rio Pardo e Avaré. Os insetos são vetores das bactérias do greening e transmitem a doença de uma planta para outra, podendo dizimar plantações inteiras.
Para fazer o monitoramento do pomar, a cada 500 metros da plantação foram instaladas armadilhas. Fitas amarelas servem para atrair e capturar os insetos transmissores da doença, que ficam presos em uma cola adesiva.
Toda semana, as armadilhas são verificadas para detectar incidência ou não de insetos psilídeos na plantação.
O amarelão foi descoberto no Brasil em 2004 em pomares da região de Araraquara, também no estado de São Paulo.
Entre os meses de agosto e setembro deste ano, a população de insetos subiu mais de 500% em relação aos oito primeiros meses de 2012 em Santa Cruz do Rio Pardo. O levantamento obrigou um grupo formado por 50 produtores da região a intensificar o combate a praga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário