MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Egito não suspendeu compra da carne brasileira, diz ministério


Restrição fora informada na semana passada pelo próprio ministério.
Animal foi detectado com agente da doença da vaca louca no Paraná.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Agricultura informou, nesta quinta-feira (27), que o Egito não impôs sanções à carne brasileira após a divulgação da ocorrência de um "caso atípico" de doença da vaca louca no Paraná, em 2010.
"O ministro da Agricultura do Egito, Salaah Mohammed Abd Almo'men, informou ao embaixador brasileiro no Cairo, Marco Brandão, que seu país não suspendeu a compra de carne bovina do Brasil", afirma o ministério em nota.
A restrição da compra da carne proveniente do estado do Paraná pelo Egito fora confirmada no último dia 17 pelo próprio ministério da Agricultura.
Embargos
Na semana passada, o Ministério da Agricultura informou que a Coreia do Sul incluiu o Brasil na lista de países com risco para a doença da vaca louca. Isso significa a suspensão das importações daquele país de carne bovina brasileira.
Além dos sul-coreanos, também já haviam anunciado o embargo a China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita e Egito – informação que foi agora negada.
No último dia 7, o Ministério da Agricultura confirmou a presença do agente causador da EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), mais conhecida como a doença da vaca louca, em uma fêmea que morreu em 2010 em uma fazenda em Sertanópolis (PR). O governo informou, entretanto, que “o episódio não reflete risco algum à saúde pública ou à sanidade animal”.
Brasil é 2º maior exportador de carne bovina
O maior comprador da carne bovina brasileira é a Rússia, que respondeu por 22,5% das exportações brasileiras no acumulado até outubro, seguida por Hong Kong (17,3%) e Egito (11,3%). Segundo a Abiec, Japão, a África do Sul e a China representam aproximadamente 1,5% da exportação brasileira de carne bovina no período de janeiro a novembro de 2012. Cada país corresponde, respectivamente, a 1.610 toneladas (0,14%), 639 t (0,06%) e 14.830 t (1,31%).
Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional, segundo dados do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário