MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Empresários de tecnologia recebem apoio do Sebrae em Palmas


Nos ‘Encontros Empresariais’, trocam experiências e buscam soluções.
Inovação trazida pelo programa aumenta crescimento das empresas.

Do PEGN TV

Em Palmas, no Tocantins, empresários da área de tecnologia recebem apoio do Sebrae para expandir os negócios e melhorar gestão, recursos humanos, marketing e finanças. O programa recebe empresas com mais de dois anos no mercado e que estejam em busca de soluções para novos projetos e inovação.
O negócio dos sócios Ricardo Nascimento, Adão Rodrigues e Alexandre Bacil começou em 2007, voltado para a produção de portais governamentais e corporativos. Por se tratar de uma área bastante competitiva, eles buscaram o apoio do Sebrae para mudar o rumo do negócio, e inovar para sobreviver.
“Dos cursos que nós participamos do Sebrae, a gente destaca os ‘Encontros Empresariais’, que nos proporcionaram várias ferramentas pra que a gente pudesse revisar o nosso planejamento”, diz o empresário Ricardo Nascimento. Neles, que são uma das soluções do programa Sebrae Mais, empreendedores de ramos diferentes se reúnem para compartilhar experiências e dificuldades e encontrar saídas para problemas gerenciais em comuns.
“O ‘Encontros Empresariais’ oportuniza que o empresário busque conhecimento mútuo através deles próprios. Então a prática diária deles, isso é visto nos encontros”, diz Angela Rebouças, do Sebrae Palmas
A empresa tem 11 funcionários e 20 clientes dentro e fora do país e um faturamente de R$ 120 mil por mês. Com a participação no programa, a empresa cresceu cerca 20%, segundo os proprietários. Após a realização de um estudo de mercado, eles passaram a investir na criação de aplicativos para tablets e smartphones.
“A previsão da empresa, baseado no nosso planejamento, é que a gente já tenha os aplicativos disponíveis no final do 1º trimestre, início do 2º trimestre de 2013. E já temos alguma coisa na área de educação, infantil e na área de mobilidade urbana, até para aproveitar os grandes eventos”, diz Nascimento.
Os ‘Encontros Empresarias’ beneficiariam também a empresa de Élvio Pereira, empresa especializada em consertos e venda de peças e acessórios de notebooks. Por meio deles, ele descobriu que poderia aumentar o faturamento com mudanças simples na gestão.
“O curso, os programas como o Sebrae Mais, os ‘Encontros Empresariais’, eles foram e são fundamentais para estar sempre despertando no empresário a necessidade de promover um melhor planejamento dos seus negócios e também organizar melhor a sua empresa, né?”, diz Élvio Pereira.
Os “Encontros Empresariais” promovidos pelo Sebrae vão de encontro às necesidades das empresas. “Ele é estimulado através de uma mediação. Então o meu papel é de mediadora. Através de uma mediação falar de problemas peculiares que estão acontecendo no seu próprio ambiente de trabalho”, afirma Angela Rebouças, do Sebrae/Tocantins.
O investimento inicial no negócio foi de R$ 80 mil e os ganhos com manutenção representam 50% do faturamento mensal, que é de R$ 150 mil. A loja conserta cerca de 400 máquinas por mês.
Depois de participar do programa do Sebrae, o empresário investiu em equipamentos de ponta para fazer a manutenção dos aparelhos como uma máquina que solda placas e chips com perfeição, com o custo de R$ 20 mil.
Também com a vconsultoria, Pereira percebeu que era preciso melhorar o controle de estoque de peças usadas já que alguns componentes, se forem mal armazenados, podem estragar. Uma memória, por exemplo, deve ficar numa caixa de acrílico fechada para evitar oxidação e danos causados pela estática. De acordo com ele, esta estratégia aumentou em 50% o faturamento nas vendas de peças de 2ª mão.
Outra medida foi catalogar o estoque de peças da loja. O que agora ele quer expandir e criar um banco de dados nacional. “Você encontrar ou desenvolver uma plataforma de informação que possa armazenar de forma adequada e dar acesso aos consumidores finais e aos serviços de assistência técnica do país é o nosso projeto”, diz Elvio Pereira.
Cadastrar os componentes torna mais fácil achar um comprador, além de aumentar a vida útil das máquinas e diminuir o lixo eletrônico. Com as inovações, a expectativa é de um crescimento de 15% no faturamento da empresa este ano.

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