MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Empresários lucram com cartões de Natal personalizados e criativos


Gráfica de São Paulo produz cerca de 200 mil cartões de Natal.
Dupla investe na técnica do scrapbook para oferecer produto sob medida.

Do PEGN TV

O Natal está chegando e o cartão de boas festas ainda é muito usado para cumprimentar parentes e amigos. O hábito de enviar cartões é do século 19 e hoje rende bons negócios para pequenas empresas.
Em São Paulo, empresas investem em cartões artesanais e industrializados. Uma gráfica especializada em datas comemorativas, por exemplo, produz cerca de 200 mil cartões de Natal e tem modelos com relevo e em três dimensões.

Cartões comemorativos modernos e com frases criativas agradam a quem quer surpreender na hora de presentear. O empresário Gervadirce Ferreira Marques comanda o negócio ao lado da esposa e dos filhos.
“Uns quatro anos atrás, em 2008, 2009, finalmente conseguimos montar a nossa própria gráfica e nossos filhos estão engajados conosco”, diz Marques.
A empresa faz todo o processo de produção dos cartões, da criação dos modelos à impressão. “A gente tem algumas pessoas que ajudam a fazer todo o trabalho criativo e a gente parte de um pretexto que o cliente necessita de uma coisa diferente”, comenta Vitor Ferreira Marques.
Os cartões são produzidos por coleção e o volume gira em torno de 45 mil unidades por mês. Para o Natal, a gráfica lançou novos modelos, chegando a mais de 50 opções. “Para a gente representa quase 40% do nosso faturamento. A gente começa a fazer a fabricação dos cartões de Natal a partir do mês de julho, agosto”, explica Vitor.
Os modelos são bem variados, com alternativa em 3D, usando técnicas de origami, estampas que brilham e glitter com textura. Mas o preferido é o cartão que, ao abrir, ganha formas. Um deles vira uma árvore de Natal.
“Quanto mais diferente e menos custoso, para o cliente é mais interessante”, diz o empresário.
PapelariaCom mais de dez modelos de cartões de Natal expostos logo na entrada da loja, uma papelaria da capital atrai os clientes. “Por você ter uma quantidade enorme de variedades, de frases bonitas, estilos de cartão diferente, então chama atenção do cliente”, diz Alexandre Oshiro, proprietário da papelaria.
A cliente Adriana de Brito foi ao local escolher cartões de Natal para a família. “Dá para colocar objeto, ursinho. Muito diferente, gostei muito”, diz.
ScrapbookAs empresárias Cristiane e Carla Castilho fazem cartões de Natal personalizados. O negócio começou como um hobby e se profissionalizou há dois anos. As irmãs usam a técnica do scrapbook – uma decoração em papel feita com recortes e colagens.
Com a proximidade do Natal, as empresárias fazem mais de 30 cartões por semana, e sem limites para a imaginação.
“A gente lê muita revista do setor, a gente pesquisa muita coisa na internet. E na hora de criar, você pega referências que adquiriu nessas pesquisas e faz aquilo que você viu, do seu jeito, do jeito que o cliente vai gostar”, diz Carla.
Se o cliente preferir pode encomendar um cartão com uma ideia própria: um desenho, uma frase, ou as cores preferidas. Bastam dez minutos para ficar pronto.
Os cartões custam entre R$ 7 e R$ 15. Além dos modelos natalinos, as empresárias vendem cartões para aniversários, convites para festas e álbuns temáticos. E também oferecem cursos em que ensinam a técnica do scrapbook.
Camila Pastorello optou pelo cartão personalizado neste Natal. “É um produto que você não encontra pronto em outro lugar e você pode fazer alguma coisa especial para quem você vai presentear”, comenta.
O faturamento anual da empresa é de R$ 300 mil. Agora, as empresárias Carla e Cristiane esperam um bom aumento nas vendas. “Eu acho que as vendas de Natal devem crescer uns 30%, 25%, com certeza. Hoje em dia, as pessoas estão procurando bastante os scrap, até mais que no ano passado”, afirma Cristiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário