MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudo avalia potencial e forma de beneficiar a produção de cará, no AM


Pesquisador diz que produtores do interior necessitam otimizar o cultivo.
Alimento estimula o apetite e pode auxiliar no processo digestivo.

Do G1 AM

Agricultor colhe cará gigante no interior do Amazonas (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Alimento possui grande quantidade de vitaminas e pode
auxiliar na digestão (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Uma pesquisa realizada com o objetivo de avaliar o potencial do cará (espécie de tubérculo bastante consumida na região) e ligado a outras espécies para produzir nutrientes ao solo e assim melhorar e aumentar a produção foi realizada pelo estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arthur Diego Rosário de Souza.
A conclusão do estudo foi apresentada no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da instituição. "Os resultados do projeto foram satisfatórios com relação à produção de biomassa, principalmente, em relação à eficácia da leguminosa 'feijão-caupi', quando associada à produção do cará. Neste caso, a produção superou as expectativas. Em relação a outros projetos já realizados com este mesmo método, ele também foi superior", disse o estudante.
Ainda segundo ele, a maior parte da produção de tubérculos e leguminosas na região de Manaus e no interior do Amazonas é feita por pequenos produtores que necessitam de todo o apoio técnico para otimizar o cultivo e o retorno financeiro da plantação.
Na prática, Arthur de Souza avaliou a técnica de produção do cará em consórcio com as leguminosas, que são os grãos produzidos em vagens, a fim de encontrar uma técnica mais eficiente em relação à aplicada pelos produtores do município de Itapiranga, no interior do Amazonas. "Nós inserimos as leguminosas nas entrelinhas da plantação de cará com o objetivo de observar os benefícios da consorciação para o solo, e assim conseguir melhorar a qualidade e a quantidade da produção do tubérculo", explicou.
O cará é um alimento altamente energético, possui uma grande quantidade de vitaminas do Complexo B, principalmente B5 e B1, estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. O pesquisador alerta que as pessoas que fazem regimes devem ser cautelosas no consumo do cará, visto que ele possui um número relativamente alto de calorias. O tubérculo é consumido na forma cozida, como ingrediente que substitui a batata-inglesa. Ele também pode ser utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes e biscoitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário