MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Excesso de chuva dificulta término do plantio da safra de soja na BA


Agricultores plantaram 65% da área prevista para o oeste da Bahia.
Produtores têm até meados de dezembro para terminar o plantio.

Do Globo Rural

O preço do grão provoca otimismo entre os produtores, mas o excesso de umidade preocupa quem ainda não terminou de semear a cultura.
Para a safra que se inicia, cinco mil dos seis mil hectares de área serão ocupados pela soja na propriedade do agricultor Paulo Schmidt no município de Barreiras, oeste baiano, onde houve aumento de 10% da área ocupada com a cultura em relação ao ano passado. A ampliação se deve, principalmente, ao preço da saca do grão. O agricultor conseguiu fechar a venda futura de 70% da produção, com uma média de R$ 53 a saca.
Mas o trabalho na fazenda parou com 80% da área prevista plantada. A chuva impede que as máquinas entrem na terra preparada para o plantio. De acordo com o último levantamento da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia, 65% das áreas de soja na região oeste do estado já foram plantados. Os agricultores agora esperam uma trégua da chuva para completar o processo já que a janela de plantio está chegando ao fim. Cada dia além deste prazo pode custar a produtividade da lavoura.
“Pode vir a prejudicar no sentido de quem estiver plantando. Mas a chuva se estabelecerá no caso das plantas que estão bem estabelecidas. A ideia é que a gente tenha chuvas distribuídas ao longo do desenvolvimento desta planta”, diz o agrônomo Jorge Júnior.
Em Barreiras, a média de chuva prevista para novembro era de 190 milímetros, mas choveu 300 milímetros. Os agricultores baianos têm até meados de dezembro para terminar o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário