MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Exportações do País caem nas 3 categorias de produtos

Renata Veríssimo | Agência Estado

As exportações nas três categorias de produtos registram queda de janeiro a novembro deste ano. A retração das vendas externas de manufaturados é de 1,4% em relação ao mesmo período de 2011, enquanto nos produtos básicos, de 7,8%, e nos semimanufaturados, de 9,7%.
As principais quedas nos manufaturados são de laminados planos, açúcar refinado, automóveis de passageiros, óxidos e hidróxidos de alumínio, suco de laranja não congelado e motores para veículos e partes. Nesse mesmo grupo, em contrapartida, há um aumento das exportações de etanol, óleos combustíveis, aviões e motores e geradores elétricos.
Nas vendas externas de produtos básicos, a queda é puxada por café em grão, minério de ferro, petróleo em bruto e carne de frango.
Nos semimanufaturados, as maiores retrações nas vendas são de ferro fundido, alumínio em bruto, açúcar em bruto, semimanufaturados de ferro ou aço, celulose e couros e peles.
A China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras, seguida por Estados Unidos e Argentina.
Nas importações, há um aumento de 1,1% de bens de capital no período de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as importações de matérias-primas e intermediários caíram 3,1%, as de combustíveis e lubrificantes, 2,7%, e as de bens de consumo, 2%.
A China também é o principal país de origem das importações brasileiras, seguida por Estados Unidos e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário