MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Falta de médicos causa espera de até 5h no PA de Viana, no ES


De quatro médicos que trabalham no PA, dois faltaram, dizem funcionários.
Pacientes reclamaram de longa espera em dia de intenso calor.

Do G1 ES

Dezenas de pessoas reclamaram da longa espera por atendimento no pronto-atendimento de Viana, na Grande Vitória, nesta quinta-feira (27). Segundo informações de funcionários do local, dos quatro médicos que trabalham no PA, dois faltaram e não foram substituídos. Pacientes contam que chegaram a aguardar cinco horas por atendimento e chegaram a tomar soro em pé. A Secretaria de Saúde de Viana disse que está investigando a causa da falta de dois médicos ao trabalho e garantiu que já escalou outros dois profissionais para substituir os faltosos.
"Talvez você até pergunte por causa de que ficar esperando esse tempo todo, mas é a necessidade que leva o indivíduo a fazer isso. A gente precisa e quem precisa tem que esperar. Querendo ou não, a gente tem que esperar", disse Valdeci Pinto, que esperou cinco horas pelo atendimento à esposa.

Moradores foram ao local com crianças em busca de cuidados, mas também não conseguiram. "Ela está com dengue e falaram que não tem pediatra. Aí eu vou ter que voltar com ela", falou a costureira Penha Nascimento.

Em um dia de intenso calor, a sala lotada despertou reclamações de pacientes de todas as idades. "Eu cheguei 7h da manhã, com dor no estômago, porque eu tenho úlcera no estômago. Pedi para me atenderem e o guarda fez como se não fosse nada. Em todo lugar eu tenho prioridade, só aqui que eu não tenho", contou Matilde de Andrade, de 76 anos. Além do tempo de espera, as pessoas apontaram o descaso dos funcionários do local.
"Eles vêm aqui, olham e falam: 'você está melhorzinha, vai para casa e volta amanhã'. Teve uma senhora que eles mandaram ir para casa, para voltar às 19h, que ia estar melhor. Você acha que aqui 19h vai estar melhor?! É ruim que vai", desabafou a vendedora Fabiana Pontes.
A Secretaria de Saúde destacou que o agravamento da situação aconteceu devido aos 40 doentes de outros municípios que procuraram o PA de Viana.
Durante espera, paciente precisa tomar soro em pé (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Durante espera, paciente precisa tomar soro em pé (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário