MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Faltam leitos de UTI em Cuiabá e pacientes aguardam na fila por vaga


Pronto Socorro de Cuiabá não conta com leitos de UTI para crianças.
CRM diz que problema na capital é considerado crônico.

Do G1 MT

 Por falta de leitos de UTI na rede pública de saúde em Cuiabá, pacientes vítimas de acidentes ou cujos casos sejam considerados graves são obrigados a aguardar na fila. O Conselho Regional de Medicina no estado diz que o problema é crônico. Por sua vez, o sindicato dos médicos da capital considera a situação ainda mais grave quando envolve crianças.
Artur Santana, administrador de empresa, tenta uma vaga para o tio que se acidentou ainda no sábado (23) na região da Serra de São Vicente. Mas por enquanto vai ter que esperar. "O caso dele é de prioridade em função do estado de saúde. Mas assim como ele está precisando dessa vaga, tem muita gente igual", disse.
Para a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dalva  Alves, o problema prolonga-se há anos. "Temos um déficit de vagas que é crônico. Se qualquer um de nós precisar [de vagas] não teremos", pontou. a médica.
 No que se refere às crianças, no Pronto Socorro de Cuiabá não há leitos para UTI pediátrica, ou mesmo neonatal, que é para bebês. O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso denuncia que a falta deste tipo de atendimento especializado tem feito crianças morrerem.
"Hoje em dia as crianças estão amontoadas em salas verdes, que seriam de estabilização apenas e as crianças estão ficando internadas o tempo inteiro, já que o 3º andar todo que era da pediatria foi desativado", disse a delegada do Sindimed, Eliana Siqueira.
Uma comissão de médicos e a juíza da vara especializada da Infância e Juventude da capital fizeram um projeto para reforma da UTI e a ala infantil que foi entregue à prefeitura há quatro meses.
Mas a reforma para reativação da área, no 3º andar do Pronto Socorro, não foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde.
"Muitas crianças estão morrendo pela falta de medicamento. Muitas crianças já morreram pela falta de leitos", frisou ainda Eliana Siqueira.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde disse que não tem autorização para dar informações sobre a falta de vagas em UTIs do Pronto Socorro de Cuiabá.
Já em relação ao paciente que precisa da vaga na UTI, o diretor de Urgência e Emergência da unidade, Celso Vargas, disse que o tio de Artur Santana já passou pelos procedimentos necessários e está regulado para uma vaga de UTI nos Hospitais conveniados ao SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário