MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Feira de artesanato mostra trabalhos feitos por indígenas de Vilhena, RO


Cerca de 500 peças estão em exposição neste fim de semana.
Trabalhos foram criados por índios das etnias mamaindê e sabanê.

Andréia Machado Do G1 RO
Artesanato indígena é exposto em feira de Vilhena (Foto: Andréia Machado/G1)Artesanato indígena é exposto em feira de Vilhena (Foto: Andréia Machado/G1)
Vitalidade, energia, beleza, criatividade e simplicidade são características fortes do artesanato indígena que encanta a todos. Em Vilhena (RO) cerca de 500 peças de artesanatos produzidos por indígenas remanescentes das etnias mamaindê e sabanê, estão em exposição na II Feira de Artesanato de Vilhena, neste fim de semana.
De acordo com o coordenador do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, o professor Cledemar Jéferson Batista, a exposição e venda dos artesanatos fazem parte de uma das ações do para valorizar a cultura indígena em Vilhena. “É preciso que a população local reconheça e aprenda a valorizar as peças dos artesanatos indígenas. É fundamental que os indígenas conquistem a independência financeira, para preservar a própria cultura”, explica Jéferson.
Arco e flecha feitos por índios de Vilhena (Foto: Andréia Machado/G1)Arco e flecha feitos por índios de Vilhena
(Foto: Andréia Machado/G1)
Uma das indígenas que vendeu os artesanatos ao Ponto de Cultura é a indígena Ana Mamaindê, ela é nhambiquara e aprendeu com a mãe a arte de fazer artesanatos indígenas como colares, pulseiras e anéis de materiais encontrados nas florestas, como coquinhos.

Ana explica que com materiais da floresta pode-se fazer belas peças. Algumas, segundo a indígena, demoram semanas para ficar prontas, um exemplo é a confecção de colares. Com o dinheiro das vendas, ela complementa a renda para sustentar os filhos e netos. Ana não para de produzir suas peças, sempre com calma colocando toda sua criatividade e história de vida em cada peça.
Os artesanatos indígenas fazem sucesso com os visitantes da feira, que não resistem e acabam comprando colares, flechas e cestos. É o caso da escrevente notarial Marília Wermutt, que comprou um arco e fecha para dar de presente para o filho Lucas Wermut. “Todas as peças são muito lindas. Se eu pudesse levava todos, pois tem muita vida nelas”, diz encantada Marília.
A II Feira de Artesanato em Vilhena começou no sábado (8) e termina neste domingo (9). As peças estão expostas na quadra da Escola Álvares de Azevedo, em Vilhena. O evento conta com a participação de 40 artesãos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário