MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de dezembro de 2012

Ferrugem asiática é confirmada em lavoura comercial em Mato Grosso


Estado registra, ao todo, 9 casos totais da doença.
Especialistas alertam para riscos e intensificação do problema.

Do G1 MT
Soja guaxa Mato Grosso (Foto: Wanderlei Dias Guerra/Mapa)Soja guaxa em Mato Grosso com ferrugem asiática
(Foto: Wanderlei Dias Guerra/Mapa)
Três casos de ferrugem asiática foram constatados em lavouras comerciais de soja em Mato Grosso. Dois identificados pela Fundação MT e um pelo laboratório de fitopatologia e nematologia (Cooaleste), todos listados junto ao consórcio antiferrugem, até esta sexta-feira (14). Ipiranga do Norte, a 455 quilômetros de Cuiabá, Campo Verde e Primavera do Leste, a 139 km e 239 km, respectivamente, são as primeiras a registrarem ocorrências desta natureza.

De acordo com o coordenador da Comissão de Defesa Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, a doença chegou mais cedo nas lavouras da temporada 2012/13.

"Chegou mais cedo do que ano passado. Percorremos todo o estado e fizemos o mapa de risco da doença e ela está se manifestando justamente nas regiões que caracterizamos, próximo de Campo Verde, Primavera do Leste e no norte [região]", destacou.
Por outro lado, Guerra alerta para um outro risco: a aplicação de produtos com qualidade inferior, o que pode representar perigo em diversas propriedades.

Wanderlei Guerra ainda alerta quanto à possibilidade de disseminação da doença após a colheita da soja precoce, que ocorre em meados de janeiro. "Essa soja precoce, se não haver aplicação correta, pode disseminar a doença na soja tardia", observou.

Cenário atual
Até está sexta-feira (14), 19 casos de ferrugem asiática foram constatados no país, distribuídos entre lavouras guaxas e comerciais dos estados de Mato Grosso (9 casos totais), Paraná (5 casos totais), São Paulo (3 totais), Goiás e Santa Catarina, com 1 cada.

Pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Fabiano Siqueri lembra que a tendência é o número de ocorrências aumentar nos meses de chuva frequente. Lembra ainda que aplicações de fungicidas podem retardar o aparecimento da doença, mas não afastam sua presença das lavouras de soja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário