MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de dezembro de 2012

FGV concede título de campeão de qualidade de vida para Trabiju, SP


Foram usado dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação.
Na educação, a evasão escolar está perto de zero.

Do Globo Rural

O município de Trabiju, em São Paulo, que tem 1,5 mil habitantes é o campeão de qualidade de vida. O índice é calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
O lugar, que tem a calma típica das pequenas cidades do interior paulista, é tão tranquila que mesmo no centro é possível ouvir o canto dos pássaros. O estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) colocou a cidade como a primeira do Brasil em desenvolvimento social.
Os pesquisadores analisaram dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação em cinco áreas. Na saúde, a mortalidade infantil foi erradicada. O último registro é de 2001. Na educação, a evasão escolar está perto de zero. Mas o que faz com que os moradores queiram ficar na cidade é a segurança. Até novembro, foram registradas apenas 15 ocorrências policiais. O último assassinato ocorreu há doze anos.
A riqueza para manter a engrenagem funcionando vem da zona rural. O agronegócio gera 70% do orçamento do município. Uma cadeia produtiva importante é a do frango. No lugar está uma das principais incubadoras de ovos do estado. O trabalho é formar, selecionar e vacinar os pintinhos. São três milhões por mês.
O criador Eduardo Fúlvio da Cruz prepara a cama com casca de amendoim para receber a próxima remessa de 55 mil unidades. Ele começou com a foice cortando toneladas de cana. Praticamente analfabeto, há quatro anos aprendeu junto com a mulher a criar os frangos.
A maior fonte de renda do município vem das lavouras de cana, o que representa 60% do PIB Rural de Trabiju. Entre os dez primeiros municípios classificados no ranking de desenvolvimento social, sete ficam no estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário