MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

'Fim do mundo' é tema predominante nesta sexta-feira

Catiane Magalhães A TARDE

Em rodas de amigos, mesas dos bares ou redes sociais, o fim mundo, previsto para hoje, é o assunto mais comentado do momento. Até as 23h59 desta sexta-feira, 21, fica o clima de suspense, dúvida e apreensão - mesmo entre os que não acreditam na confirmação da suposta profecia maia. Especialistas advertem, entretanto, que a repetição do assunto pode gerar um pânico coletivo, sobretudo em crianças e adolescentes, pois muitos ainda não estão preparados para lidar com esse tipo de expectativa.
Segundo o psiquiatra Geonaldo Fonseca, o medo ocasionado pela propagação indevida da ideia pode ocasionar algumas mudanças no comportamento dos indivíduos, como deixá-los mais agressivos e inquietos. "Não é uma alteração definitiva. De qualquer forma, é negativa. Se esse medo for muito forte ou se repetir com frequência, ele pode influenciar na personalidade da pessoa, transformando-a em um indivíduo sem confiança, assustado e cheio de medos", alerta o psiquiatra.
Ele descarta, no entanto, a possibilidade de a notícia motivar, casos extremos, como um surto de suicídio coletivo, fruto de uma crise psicótica criada em torno do assunto. "No Brasil, isso não é comum. E, como na Bahia nenhuma religião deu importância ao tema, é pouco provável que aconteça. Em outras culturas, como no México e Estados Unidos, isso é mais forte, pois há mais  pessoas com personalidades mais facilmente sugestionáveis. Ou seja, induzidas a acreditar em delírios de extremistas", pontua Fonseca.

Recomendações - Para o pedagogo Basilon Carvalho, especialista em educação,  a população precisa manter a calma e não levar a sério comentários acerca do suposto "fim do mundo". Segundo ele, os pais têm a obrigação de conduzir a situação de forma a minimizar qualquer  trauma psicológico ocasionado por pânico. "Cabe a eles a tarefa de explicar que nem tudo que é veiculado tem veracidade. E que não se pode acreditar em tudo o que se ouve", orienta.
Na opinião dele,  pais e educadores devem apresentar às  crianças e jovens um pouco da cultura maia. O diretor-executivo da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), Wilson Carvalho, reitera que não há nenhuma sustentação científica para a previsão. Ele acredita que houve "uma distorção ou má interpretação" dos maias. A astróloga Gicele Alakija completa, ressaltando que "haverá o fechamento de um ciclo para o início de outro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário