MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

'Flor-cadáver' floresce pela segunda vez em Inhotim, em Brumadinho


Planta nasceu pela primeira vez em 15 de dezembro de 2010.
Foi surpresa para biólogos que não esperavam outra tão rápida.

Alex Araújo Do G1 MG

'Flor-cadáver' floesce pela segunda vez em Inhotim (Foto: Ricardo Mallaco / Divulgação Inhotim)'Flor-cadáver' floresce pela segunda vez em Inhotim (Foto: Ricardo Mallaco / Divulgação Inhotim)
A primavera em Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu um toque diferente na manhã desta sexta-feira (14). A "flor-cadáver", da espécie Amorphophallus titanum, cultivada no jardim botânico, floresceu, pela segunda vez.
Para os biólogos, foi uma surpresa, já que a primeira flor nasceu em 15 de dezembro de 2010. De acordo com a bióloga e gerente de jardim botânico e meio ambiente de Inhotim, Letícia Aguiar, o intervalo entre as florações pode variar entre dois e dez anos e, como a flor nasceu em apenas dois anos, os especialistas avaliaram como uma floração rápida. Ainda segundo Letícia, a planta floresce no máximo três vezes e a flor vive entre três e cinco dias.
A bióloga disse que, inicialmente, achou-se que era apenas um broto da folha, mas que posteriormente constatou-se que era a flor, que tem cheiro de carne podre para atrair insetos e é carnívora.
A panta está em uma estufa, que mantém a temperatura entre 25ºC e 30ºC. Com 70 centímetors de altura, a "flor-cadáver" deve durar até a próxima terça-feira (18).
Depois de murcha, fica uma batata que se chama túbera, com quase 29 kg, 33 cm de altura, 50 cm por 55 cm de diâmetro e 1,70 metro de circunferência.
Originária da Indonésia, na Ásia, a "flor-cadáver" foi a primeira a florescer na América Latina, em Inhotim, e a espécie é considerada a maior do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário