MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ibama acompanha nascimento de filhotes de tartarugas no Rio Tapajós


Praias se transformam num dos maiores berçários de tartarugas no Pará.
Ovos estão protegidos dos ninhos enterrados na areia.

Do Globo Rural

Nessa época do ano as praias do Rio Tapajós, no oeste do Pará, se transformam num dos maiores berçários de tartarugas do estado. Os fiscais e agentes do Ibama acompanham de perto o nascimento dos filhotes.
Os ovos de tartarugas da Amazônia ainda estão protegidos dos ninhos enterrados na areia. Na praia, os primeiros filhotes de uma raça de quelônio ameaçada pela pesca predatória começaram a nascer. Os agentes de praia monitoram a subida do nível do rio e fiscalizam a praia.
No rio os analistas do Ibama realizam rondas constantes para proteger as tartarugas adultas. A carne de tartaruga é consumida pelos ribeirinhos e comercializada em cidades próximas. De acordo com os agentes que cuidam da praia durante o período da desova das tartarugas em Aveiro, no Pará, o pássaro, conhecido como talha mar, dão um sinal quando algum estranho invade a área. A ave também faz ninho na praia. A cor dos filhotes é parecida à da areia, camuflagem que serve de proteção contra os predadores.
Os agentes esperam que até fevereiro, quando termina o período reprodutivo das tartarugas, um milhão de filhotes sejam levados para a bacia do Rio Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário