MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Internações de vítimas de trânsito custaram R$ 1,4 mi ao SUS, em RO


Em 2011 foram realizadas 1.986 mil internações pelo SUS no estado.
Custo em todo o país daria para construir 140 UPAs, diz ministro da Saúde

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO

O acidente envolvendo dois carros ocorreu por volta das 8h30 na Avenida Farquar em Porto Velho. De acordo com testemunhas, um dos veículos avançou a pista contrária. Um dos motoristas foi levado ao Pronto-Socorro João Paulo II (Foto: Larissa Matarésio/G1)Mais de mil pessoas foram internadas pelo SUS em 2011, em Rondônia  (Foto: Larissa Matarésio/G1)
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (26), em 2011 foram realizadas 1.986 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado de Rondônia relacionadas a acidentes de trânsito, gerando um custo de R$ 1,4 milhões. No país, esse número chegou a 155 mil internações.
Os custos com atendimentos imediatos às vítimas realizados pelo Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento ou ainda na reabilitação do paciente como consultas, exames, fisioterapia, dentre outros, não estão inclusos no valor divulgado pelo MS, apenas as internações na rede hospitalar pública.
“Com os recursos investidos em todo Brasil nestas internações, poderíamos construir 140 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e melhorar o atendimento à população nas urgências e emergências do país”,  alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Só no último final de semana em Porto Velho foram registrados 60 acidentes de trânsito com 54 vítimas e uma morte. No feriado de Natal, 21 pacientes dos 81 que deram entrada no Pronto-Socorro João Paulo II, foram vítimas de acidentes de trânsito, 85% deles envolvendo motocicletas.
Durante a Operação Trânsito Vivo Lei Seca, realizada pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Porto Velho com o objetivo de evitar acidentes, entre os dias 21 e 24 de dezembro, foram realizados 141 teste de etilômetro – bafômetro; aplicadas 28 multas a motoristas aparentemente embriagados que serecusaram a realizar o teste e outras quatro pessoas foram presas por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. No dia 25, até a manhã desta quarta-feira (26), mais seis pessoas foram presas por dirigirem embriagadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário