MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Máquina desenvolvida no Pará deve reduzir contaminação do açaí


Equipamento permite técnica do branqueamento do fruto.
Apenas 18 batedores da região metropolitana fazem uso do branqueador.

Do G1 PA
Feira do açaí é um dos pontos mais procuradores por turistas e consumidores no mercado Ver-o-peso, em Belém (Foto: Divulgação/ Elivaldo Pamplona/Prefeitura Municipal de Belém)Feira do açaí é um dos pontos mais procurados por turistas e consumidores no mercado Ver-o-peso, em Belém (Foto: Divulgação/ Elivaldo Pamplona/Prefeitura Municipal de Belém)
Um novo equipamento que pode reduzir em quase 100% o nível de contaminação do açaí estará disponível no mercado para os batedores a partir de 2013. A máquina que permite a técnica do branqueamento do fruto com mais segurança foi apresentada na última quinta-feira (20), na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), em Belém.

O protótipo foi desenvolvido por uma empresa paraense e passou por testes de validação durante três meses nos laboratórios de calibração mecânica e elétrica do Centro de Tecnologia da Eletronorte. A máquina, que vem sendo chamada de branqueador, é fabricada em aço inox com um formato mais adequado ao processo do branqueamento. A técnica consiste em manter o fruto na água a uma temperatura de 80°C para eliminar microorganismos que causam doenças, como a salmonella. Mas o combate maior é contra a doença de Chagas, transmitida pelo besouro conhecido como “barbeiro” que, atraído pelo fruto, é responsável por surtos da doença especialmente no município de Abaetetuba, no nordeste do estado.
Batedor usar termômetro para verificar temperatura do Branqueamento do açaí, em Belém (Foto: Reprodução/TV Liberal)Batedor usa termômetro para verificar temperatura
do branqueamento do açaí, em Belém (Foto:
Reprodução/TV Liberal)
O custo do equipamento é de R$ 2,2 mil e já conta com linha especial de financiamento para os batedores em alguns bancos. Atualmente, somente 18 dos mais de cinco mil batedores da região metropolitana de Belém usam o branqueador.

A representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Dorilea Sales, informou que vai selecionar cinco dos batedores que já utilizam o equipamento para testar a eficiência do branqueador. “É para exercer um maior controle da qualidade do açaí vendido à população”, justificou. O gerente de fruticultura da Sagri, Geraldo Tavares, informou que está em discussão a criação de um selo para identificar os batedores que já  trabalham dentro das normas da Vigilância Sanitária.

Capacitação
O Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Pará (Sebrae-PA) será o responsável pela capacitação dos batedores, não só quanto ao uso do equipamento, mas também nas boas práticas de higiene e manipulação do açaí. São três meses de curso para formação de empreendedores.
No próximo ano, o Sebrae vai realizar o I Festival do Açaí 100% Saudável para divulgar o novo posicionamento de mercado dos batedores artesanais e valorizar a cultura e o consumo do açaí livre de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário