Carruagem era usada em eventos solenes na época imperial.
A peça foi restaurada e será apresentada ao público no próximo sábado (15).
Berlinda de Aparato de Dom Pedro (Foto: Divulgação/ Museu Imperial de Petrópolis)
O projeto foi realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e com
o patrocínio de uma empresa do município. Durante o processo de
restauração, a peça ficou às vistas do público na Galeria de Restauro,
para que os visitantes interessados acompanhassem a evolução do
trabalho. Com o sucesso do projeto, os organizadores do Museu Imperial
cogitam a restauração pública de outras obras.“O trabalho de conservação e restauração da berlinda do imperador d. Pedro II foi elaborado a partir de um projeto de pesquisa minucioso e detalhado, sobre a história da berlinda, bem como o contexto histórico, social, político e cultural em que ela se insere." disse Eliane Zanatta, responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu e coordenadora do projeto.
Segundo ela, vários profissionais foram envolvidos no processo de restauração. "[Participaram] biólogos, conservadores, engenheiros, historiadores e historiadores da arte, restauradores e ainda profissionais artesãos especialistas em metais e bordados da comunidade petropolitana, cujo trabalho constitui uma raridade nos dias atuais”, concluiu.
Equipe restaura Berlinda de Dom Pedro
(Foto: Divulgação/ Museu Imperial de Petrópolis)
A berlinda nunca pessou por um processo tão completo na sua história. A
intervenção permitiu, além de resgatar a beleza da obra, aprofundar os
estudos sobre os métodos de sua manufatura.(Foto: Divulgação/ Museu Imperial de Petrópolis)
De acordo com o Museu, foram encontradas as marcas dos artesãos que trabalharam na construção da carruagem. Segundo os estudos, ferreiros, marceneiros e bordadeiros participaram da montagem da peça, concluída em 1835.
A Berlinda
A carruagem é trabalhada em madeira e ferro com ornamentos em prata, ouro e pintura que remete, com janelas de cristal e assentos em veludo. O veículo era movido a oito cavalos.
A berlinda de aparato foi construída pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, ocorrida no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas, a abertura e o fechamento da Assembleia Geral.
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